Tendências de RH em 2019: no que ficar de olho!

2019 já começou e são muitas as novidades na área de recursos humanos. Confira as principais tendências de RH e turbine todo o seu processo de recrutamento.

A palavra do ano para as tendências de RH em 2019 é: tecnologia. Ela vai invadir ainda mais a área e fazer parte do cotidiano dos profissionais. Por isso, todos que fazem parte desse universo precisam ficar por dentro do que esperar no decorrer do ano.

 

Saiba o que você vai ver neste artigo:

 

  • Transformação digital
  • Automação do RH
  • People Analytics
  • Flexibilidade no trabalho
  • Inteligência Artificial
  • Gamificação
  • RH mais ágil

 

 

1 - Transformação digital

 

 

A era digital veio para mudar a vida de todos e no recursos humanos não é diferente. A transformação digital no RH promete consolidar-se de vez este ano.

 

Assim, as equipes de recursos humanos gastarão menos tempo com atividades administrativas, abandonando os trabalhos operacionais para focar em sistemas digitais.

 

 

  • Transformação digital nos subsistemas de RH

 

 

A transformação digital invadiu os subsistemas de RH. Pesquisas mostram que os colaboradores gastam mais de 20% do seu tempo em mensagens que não estão relacionadas com o seu trabalho.

 

Mas por que isso está ocorrendo? A verdade é que o e-mail está se quebrando com tantos novos jeitos de se comunicar que estão surgindo. Novo jeitos bem mais fáceis e rápidos, diga-se de passagem.

 

Plataformas como o Trello e o Slack permitem a comunicação em equipe de forma muito mais ágil e simples. Em um ambiente de trabalho mais dinâmico e baseados em equipes, essas ferramentas são mais funcionais, pois permitem a comunicação rapidamente em tempo real.

 

Outro fator é que todos nós preferimos mensagens curtas e simples, então o e-mail já não nos satisfaz mais. Exemplo disso é que o crescimento de chatbots e outras formas de comunicação são gigantescos.

 

 

  • Treinamento e desenvolvimento -Realidade Virtual (VR)

 

 

A VR (Realidade Virtual) pode ser uma grande aliada nos seus processos de treinamento e desenvolvimento. Em primeiro lugar, a realidade virtual proporciona para o indivíduo uma experiência emocionante e memorável, tal como uma experiência real.

 

Em segundo lugar, fazer um treinamento real muitas vezes pode ser perigoso e caro. Muitos ambientes de trabalhos operacionais são de altos riscos e custos. Como treinar um motorista para evitar um acidente? Ou um eletricista evitar um acidente elétrico?

 

A maioria das empresas dão treinamentos online, mas que não necessariamente vão treinar o indivíduo a não cometer um acidente. A maioria desses treinamentos online não conseguem te passar uma imagem real de algum acontecimento.

 

Pode ter certeza que você ficará muito mais nervoso ao ter que lidar com uma situação real em que um cliente está irritado do que só observar na teoria o que fazer.

 

A vantagem da realidade virtual é essa: te fazer encarar uma situação real. Todos sabemos que só realmente aprendemos algo quando o fazemos. Por isso, a VR também leva o nome de Aprendizagem Imersiva, ou seja, realmente vamos ter uma imersão naquela prática que está sendo treinada, criando uma memória muscular em nós, nos ajudando a não esquecer o que aprendemos.

 

No recrutamento e seleção, a realidade virtual pode ser usada em treinamentos e em programas de desenvolvimento, mas na verdade, ela é uma nova forma de aprender, podendo ser usada em diversas áreas e trazendo-nos vários benefícios.

 

 

  • Tecnologia no Employee Experience

 

 

Employee Experience deve focar no ambiente real de trabalho, no ambiente interno. Essa estratégia realmente consiste em adotar o ambiente de trabalho como uma experiência.

 

Experiência essa que começa desde o primeiro dia de trabalho até o dia em que o colaborador for embora, ou seja, envolve toda a jornada do colaborador dentro da empresa.

 

Um fator importante é o alinhamento dos processos da empresa. A tecnologia não para de avançar e várias empresas já oferecem serviços personalizados para os clientes, como automação ou machine learning.

 

Assim como os consumidores querem interfaces intuitivas e de fácil usabilidade, querem processos simplificados e ágeis e querem interagir com pessoas que agregam e respeitam; os colaboradores querem exatamente a mesma coisa.

 

Então, se a sua empresa já oferece esse tipo de serviço para os clientes, comece a oferecer também para os colaboradores. Assim, eles também sentirão os benefícios da empresa e falarão para outras pessoas, passando adiante a informação e promovendo sua marca.

 

Outra vantagem da transformação digital é que fica mais fácil de integrar as áreas de RH e Marketing, podendo assim fazer com que as duas áreas realizem ações conjuntas, aumentando a produtividade da equipe.

 

 

2 - Automação do RH

 

 

Com a tecnologia vem junto a automação e essa é uma das grandes tendências de RH para este ano. Automatizando seus processos, as tarefas consideradas burocráticas como o envio de documentos, armazenamento, envio de e-mails marketing, tudo isso pode ser feito por um computador.

 

Automatizando essas tarefas, você terá como benefícios:

 

  • Processos mais ágeis: as tarefas serão feitas rapidamente de forma instantânea, resultando nas agilidade dos processos.
  • Redução de custos: como os documentos serão armazenados digitalmente, você reduzirá gastos com materiais físicos.
  • Indicadores de produtividade do recrutamento.
  • Ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas.

 

Os automatizadores são muito utilizados no recrutamento e seleção, já que os profissionais conseguem buscar rapidamente os dados históricos e redes sociais do candidato.

 

 

  • Chatbots

 

 

Chatbots, como o nome já diz, é quando computadores interagem com outras pessoas através de um chat como se fossem seres humanos reais.

 

Quando usar? Um bom uso dos chatbots no RH são para tirar dúvidas. Muitos colaboradores possuem dúvidas sobre folha de pagamento, registro de ponto, férias e outras coisas mais. Com um sistema automatizado, você poderá criar respostas personalizadas e programá-las para serem respondidas pelo chatbot.

 

 

3 - People Analytics

 

 

People Analytics é um termo que está em alta na área de recursos humanos, principalmente quando falamos de tomadas de decisões.

 

Ao falar de People Analytics, queremos dizer em usar estrategicamente números para avaliarmos as pessoas, excluindo diversas questões relacionadas a cognição social ou até mesmo percepções (dos gestores). Com esses dados, é possível obter índices como,  taxa de rotatividade ou da produtividade da sua equipe, por exemplo.

 

Especificamente na área de Recrutamento e Seleção, essa tecnologia tem sido utilizada para identificar determinadas competências e traços de talentos da organização para que na hora da contratação seja mais fácil de buscar profissionais que possuam essas determinadas características.

 

 

4 - Flexibilidade no trabalho

 

 

Mais uma tendência de RH que envolve tecnologia. Por causa dela, é possível que os colaboradores consigam ter um horário de trabalho mais flexível, pois podem trabalhar de casa ou de qualquer lugar que possua internet.

 

Focando na qualidade de vida do colaborador, empresas estão cada vez mais fechando acordos assim, onde possa ter dias que o funcionário faça home-office. Como em cidades grandes o trânsito é um problema, esse acordo pode melhorar muito a vida do colaborador.

 

A satisfação é a grande prioridade para quem busca emprego, por isso essa nova forma de trabalho equilibra a vida profissional e pessoal do colaborador, resultando na sua satisfação.

 

Por popularidade desta nova forma de trabalhar, a reforma trabalhista formalizou o home-office na CLT. O maior desafio da área de RH agora é controlar o banco de horas, mas implementar um software na sua empresa vai ajudar muito a sua gestão.

 

 

5 - Inteligência artificial - Uma das principais tendências de RH

 

 

People Analytics, automação dos processos, tudo a ver com inteligência artificial.  Trata-se de um conceito amplo, já que inteligência artificial é a imitação do raciocínio humano por meio de mecanismos que fazem os computadores interagirem com as pessoas da mesma forma que um humano, mas com as vantagens de uma máquina: com rapidez, precisos e sem erros.

 

No campo de Recursos Humanos, podemos mencionar três recursos que ajudam os recrutadores: algoritmos, bots e automatizadores e Machine Learning

 

Algoritmos

 

Algoritmos são o uso de códigos que aprendem sozinhos baseados nas ações das pessoas, basicamente, é que o People Analytics faz. No recrutamento esses algoritmos podem eliminar candidatos que não possuam fit cultural com a empresa e verificar o perfil que a empresa deseja e evoluir seu código conforme forem realizando mais contratações.

 

Automatizadores e bots

 

Automatizadores são o que eu já mencionei, são buscas e análises automatizadas baseados em dados na internet e em redes internas da empresa. Ao programar que cada candidato receba um e-mail de agradecimento ao se candidatar a uma vaga, você estará automatizando esse processo, ou seja, a máquina está fazendo essa função para você.

 

Machine Learning

 

Machine Learning ou aprendizado de máquina é mais uma das tendências de RH que tem a ver com Inteligência Artificial. Ela é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, podendo mudar seu comportamento automaticamente tendo como base a sua própria experiência, ou seja, aprendendo com os dados, identificando padrões e tendo o mínimo de intervenção humana.

 

Exemplo no recrutamento e seleção: identificar os padrões de contratação com a finalidade de observar qual perfil de profissional que a empresa mais contrata, a fim de selecionar melhor os currículos e indicar o candidato que mais tem chance de ser tornar uma contratação assertiva.

 

 

6 - Gamificação

 

 

Se você quiser saber tudo sobre Gamificação é só clicar aqui. Ela também é uma grande tendência de RH e já está invadindo a área.

 

A palavra gamificação veio do mundo dos jogos e trata-se de dinâmicas realizadas para engajar pessoas, solucionar problemas e melhorar o aprendizado dos colaboradores.

 

Por isso ela está tão em alta na área de recrutamento e seleção. É usada em dinâmicas de grupos, em treinamento de colaboradores e tem como objetivo incentivar ações em diferentes ambientes, proporcionando um clima organizacional de cooperatividade e produtividade.

 

 

7 - RH mais ágil

 

 

Todas essas tendências de RH servem para deixar a área com mais agilidade. Ao utilizar as tecnologias no seu processo seletivo você terá um RH mais estratégico, ágil e produtivo, melhorando todos os seus processos e resultando em contratações mais rápidas e assertivas.

 

A tecnologia sempre veio para ajudar a tornar a nossa vida mais fácil, então siga essas tendências e a incorpore na sua gestão de pessoas. Agende uma demonstração do nosso software de recrutamento e seleção e veja como deixar seus processos mais ágeis, organizados e assertivos.

 

Para saber um pouco mais sobre Inteligência Artificial, Chatbots e Machine Learning, assine nossa Lista Vip e receba esses conteúdos assim que forem lançados.