6 passos para criar uma página de carreiras atrativa

Veja 6 dicas que vão te ajudar a criar uma página de carreiras atrativa, fazendo com que você atrais os talentos certos e receba muitas candidaturas.

Se você chegou até aqui e ainda não leu nossos artigos anteriores sobre página de carreiras, é só clicar aqui e aqui para acessá-los. No primeiro, falei sobre a importância da página de carreiras para a sua estratégia de atração de talentos. No segundo, dei 5 exemplos de páginas que são consideradas ótimas.

 

Agora, depois de ler os dois textos, chegou a hora de criar a sua própria página para atrair mais talentos, fazendo-os se candidatarem a uma oportunidade em aberto na sua empresa.

 

Você pode ler todo o texto ou, se preferir, olhar o infográfico abaixo onde está tudo resumidamente explicado:

 

Página de carreiras

 

Lembre-se que uma página de carreiras bem estruturada e atrativa é fundamental para atrair candidatos. Além disso, todos os campos de cadastramento precisam ser funcionais e com pouco informação, senão o candidato desiste de preencher tudo e você corre o risco de perder um talento.

 

Fique ligado no passo a passo:

 

Tenha uma página de carreiras atrativa:

 

1- Conheça sua cultura organizacional

 

Antes de tudo, é essencial que você tenha em mente qual é a cultura da empresa. A consolidação da sua cultura organizacional serve para potencializar a imagem da companhia junto ao mercado.

 

Para definir a cultura, alinhe as suas práticas internas com a cultura empresarial. Preste atenção no perfil dos seus colaboradores e identifique quais características podem e devem ser destacadas, como: valorização dos seus colaboradores, inovações, flexibilidade, ambiente agradável, entre outros.

 

2 - Tenha fotos e vídeos

 

Fotos e vídeos são altamente atrativos e precisam estar presentes na sua página de carreiras para engajar quem acessá-la;

 

Faça vídeos institucionais, falando sobre os seus valores e a cultura que já foi definida. Importante mostrar o ambiente de trabalho e os colaboradores. Mostre as áreas mais “recreativas” também, como refeitório, cafés e qualquer área que sirva para um descanso dos funcionários.

 

Uma técnica que engaja bastante é o Storytelling, que nada mais é do que a prática de contar histórias. Histórias aproximam ainda mais o público de uma marca ou, no caso aqui, o candidato da sua empresa.

 

Uma boa dica de Storytelling para o vídeo é gravar como se fosse o primeiro dia de um novo colaborador e ir apresentando a empresa para ele. Assim, você passará por todos os ambientes e ainda aproximará mais os futuros candidatos.

 

3 - Depoimentos dos colaboradores

 

A prática do Storytelling entra mais uma vez aqui. Grave ou redija depoimentos de vários colaboradores, de vários setores e com tempo tempos de casa variados. Fale com o recém chegado, com quem já completou 3 meses, 1 ano, 10 anos.

 

O legal é poder explorar os diferentes perfis que estão inseridos na sua empresa, mostrando que ela é atrativa para todos.

 

Aos que acabaram de entrar, peça para eles contarem como foi o processo seletivo, dinâmicas e o que eles sentiram ao serem aprovados. Aos mais antigos, peça para contarem como foi sua jornada, ou seja, seu plano de carreira dentro da empresa até chegar no cargo em que ele se encontra hoje.

 

4 - Fotos de eventos e datas comemorativas

 

Pode ser fotos, vídeos ou notícias da imprensa, mas não deixe de exibir todo o material que você disponibilizar sobre eventos da sua empresa.

 

Você vai destacar os eventos que são voltados para o público interno, ações voltadas para os seus colaboradores. Além disso, mostrar  que a empresa é engajada em assuntos como outubro rosa ou novembro azul desperta empatia com os candidatos.

 

Mostre também as conquistas e os prêmios recebidos, mostrando que sua empresa é renomada e tem nome no mercado.

 

5- Benefícios

 

Por mais que hoje não seja fator decisivo na atração de talentos, é importante deixar claro tudo o que sua empresa tem a oferecer para os colaboradores.

 

Veja bem quais são os perfis dos profissionais que fazem parte da sua equipe e escolha os benefícios que mais irão agregar na vida dessas pessoas.

 

Mesmo não sendo decisivo, ainda é um fator importante na satisfação dos colaboradores, então é essencial que estejam mencionados na página de carreira falando sobre as vantagens e diferenciais desses benefícios.

 

6 - Textos e imagens inspiradoras

 

Todos esses itens precisam estar presentes na página de carreiras, mas de nada adianta se as imagens, textos e layouts da página forem ruins. Por isso, coloque imagens bonitas de fundo, que passem a essência da empresa para quem está olhando.

 

Faça um texto inspirador que empolgue o visitante. Fale do crescimento da empresa nos últimos anos, o quando seu quadro de funcionários dobrou, novas unidades abertas. Use números e estatísticas para representar todas essas conquistas.

 

Ao realizar todos esses passos, você terá uma página  chamativa que irá atrair vários candidatos. O próximo passo é pegar todas as informações colhidas dos candidatos e montar um banco de talentos para futuros processos seletivos.

 

Quer saber as vantagens de nutrir um banco de talentos? Então venha com a gente e clique aqui.