Endomarketing : ações para satisfazer seus colaboradores

Endomarketing é a realização de ações internamente para melhorar a satisfação dos seus colaboradores, melhorando também seu Employer Branding. Conheça algumas dessas ações.

Cada vez mais os conceitos de marketing e recrutamento e seleção estão se juntando. O endomarketing são ações de marketing institucional voltadas para o público interno. Como essas ações podem melhorar o Employer Branding da sua empresa?

 

O Endomarketing sempre serviu para, além de fazer comunicados importantes internamente, mas também para engajar os colaboradores. Ele visa melhorar a imagem da empresa perante os seus funcionários, resultando em uma equipe motivada, diminuindo o turnover.

 

Nada mais justo, já que os seus colaboradores são os principais promotores da sua empresa. Quanto mais se sentirem à vontade e gostarem do ambiente de trabalho, mais falarão bem para amigos e familiares.

 

Então, todas as ações que já falamos em artigos anteriores de como melhorar o seu Employer Branding se tornando referência como marca empregadora são ações de Endomarketing.

 

Marketing e RH andam juntos

 

Dito isso, fica claro que as áreas de marketing e recursos humanos precisam se juntar para pensar e botar em prática ações para melhorar a experiência do colaborador.

 

As ações são de coisas básicas do dia a dia, até a realização de treinamentos e eventos que a empresa possa vir a participar.

 

  • Ouvir o que o colaborador tem a dizer da empresa e transformar problemas em melhoria
  • Desenvolver atividades que estimulam a interação entre equipes.
  • Treinamentos que desenvolvam e valorize suas habilidades.
  • Troca de experiência entre os colaboradores.
  • Reconhecimento do desempenho do profissional
  • Feedbacks que mostram a imagem positiva da empresa perante seu colaborador.
  • Participação em eventos.

 

Essas são algumas ações que podem ser realizadas juntamente entre as duas áreas. Importante conversarem sempre para conseguirem desenvolver as melhores ações para engajar e motivar os colaboradores.

 

Objetivo do Endomarketing

 

Motivação dos colaboradores

 

A empresa ouvindo os colaboradores, entendendo as críticas e problemas enfrentados por eles e transformando tudo em melhoria no ambiente de trabalho, mostra que está preocupada com o bem estar dos funcionários e. consequentemente, aumenta a percepção deles que estão inseridos em um ambiente que se importam com eles, aumentando assim, os níveis de engajamento.

 

Qualidade de trabalho e otimização da produtividade

 

Uma coisa leva a outra. Ao aumentar a motivação dos colaboradores, você estará diminuindo seus níveis de stress e aumentando seu bem estar. Com o ambiente de trabalho mais agradável. o psicológico também muda, deixando-os mais felizes.

 

Consequentemente a isso, a produtividade de todos também aumenta. Quando estão satisfeitos com o seu trabalho, os colaboradores tendem a ser mais proativos, desempenhando melhor suas tarefas e alcançando melhores resultados.

 

Melhora do clima organizacional

 

Pense comigo: uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus funcionários, os escuta, sempre prepara ações de melhoria, tudo isso resultando em fluxos de trabalho consolidados e melhores desempenhos da equipe.

 

Com certeza o clima organizacional irá melhorar, pois todos estarão fazendo um melhor trabalho, satisfeitos e felizes.

 

Menor rotatividade de colaboradores

 

O resultados de todos esses tópicos são colaboradores mais satisfeitos e leais ao seu negócio. Mais compromissados com a sua empresa. a taxa de turnover irá diminuir. As pessoas não vão querer deixar um lugar onde prezam pelo seu bem estar e onde o seu trabalho é reconhecido.

 

Estratégias de Endomarketing

 

Enndomarketing

 

Agora que você já sabe os benefícios que o Endomarketing pode trazer ao seu negócio, é hora de conhecer algumas ações para implementar na sua empresa. Já dei alguma ideias no começo do texto, mas agora vamos desenvolver melhor essas ações.

 

Comunicação interna

 

Antes de mais nada, é necessário ter consolidada sua comunicação interna. É através da comunicação interna que os outros processos de Endomarketing serão implementados.

 

Plataformas de comunicação interna, como uma intranet, serve para compartilhar melhor as informações entre todos e também para dar voz aos seus colaboradores. Assim, ficará sabendo das opiniões deles sobre os processos da empresa e terá a oportunidade de melhorá-los.

 

2 - Treinamentos e Integrações

 

Os colaboradores ficam satisfeitos quando vêem que a empresa está investindo em suas competências. Por isso, realize treinamentos que visem capacitá-los ainda mais, desenvolvendo suas habilidades.

 

Realizando esses treinamentos de tempos em tempos, anualmente, semestralmente ou trimestralmente, você irá engajar seus colaboradores que irão se comprometer com os resultados.

 

Além de treinamentos, é importante também realizar integrações, isto é, confraternizações onde possa aproximar mais os colaboradores e estreitar as amizades. Pode ser festas de final de ano ou happy hours, o que importa é passar um momento descontraído com toda a equipe.

 

Outra forma de integração, além de festas e comemorações, é promover grupos de estudos ou grupo de ajuda para organizações carentes.

 

No primeiro exemplo, eles trocarão ideias, experiências e conhecimentos. Na segunda, despertarão o sentido de solidariedade e empatia, que são sempre importantes em qualquer organização.

 

Reconhecimento do desempenho

 

Para demonstrar reconhecimento do trabalho dos profissionais e incentivá-los ainda mais, compartilhe os resultados com todos. Resultados acima da média. ideias inovadoras. soluções criativas, tudo o que for agregar a empresa e aos colaboradores deve ser compartilhado.

 

Seja falado em reuniões, informativos em murais, comunicado na intranet, tudo o que envolve boas práticas é bom ser reconhecido, pois assim você irá incentivar uma competição saudável entre eles, que vão querer ser reconhecidos pelos seus esforços, ideias e ótimos desempenhos.

 

Além do reconhecimento em público, sempre dê feedbacks individuais para os seus colaboradores. Mostre que está acompanhando o trabalho dele, gostou dos resultados e o incentive a ser sempre melhor. O colaborador ficará satisfeito em ser reconhecido.

 

4 - Participação em eventos

 

Participar de eventos da área e mandar seus colaboradores irem participar também é uma ótima forma de fazer Endomarketing. Além de saírem um pouco do escritório e da rotina, eles poderão fazer networking, participar de palestras e workshops e adquirir mais conhecimento.

 

Montar um stand em eventos grandes para demonstrar produtos ou serviços e fazer alguma palestra atinge alto nível de engajamento dos colaboradores, além de respeito dos profissionais da área.

 

Além desses eventos maiores, várias empresas realizam palestras, workshops e webinars e a participação dos colaboradores nessas atividades também vão trazer satisfação pessoal e profissional para eles.

 

Benefícios

 

Além da experiência dentro do ambiente de trabalho, as empresas também podem e devem investir nas experiências dos colaboradores fora do escritório.

 

Muitas empresas entregam como benefício vale-cultura, vale-academia, cupons de descontos para salões de beleza, barbearias, acupuntura, sessões de massagens e por aí vai.

 

A possibilidade de home office ou horário de trabalho flexível também é uma boa prática. Oferecer esses benefícios aos seus colaboradores, mostra que você confia nos trabalhos deles mesmo sem estar no ambiente profissional tradicional.

 

Outra ação que faz aumentar a produtividade e o desempenho de seus colaboradores é oferecer bonificações quando uma meta for atingida. Pode ser um aumento no salário no final do mês, viagens em família, presentes para a casa. Tudo isso os motiva ainda mais, pois além dos prêmios, ele terá o seu trabalho reconhecido.

 

Plano de carreiras

 

Ter um plano de carreiras na sua empresa faz com que quem já faz parte do time fique mais motivado para alçar maiores cargos e quem ainda não faz queira entrar para a equipe. Isso acontece pois faz com que as pessoas vislumbrem um futuro de sucesso.

 

Sempre que abrir uma vaga avise seus profissionais e faça um processo seletivo interno para promover o mais qualificado para a vaga.

 

Pesquisa de satisfação

 

Assim como a pesquisa de satisfação é feita com os clientes, faça com os seus colaboradores também. Saiba o que eles estão sentindo e pensando, deixe espaço para sugestões, saiba se eles indicariam alguém para trabalhar na empresa.

 

Dessa forma, você saberá das necessidades e demandas de todos os funcionários e conseguirá implementar atividades que irá melhorar o ambiente de trabalho e o bem estar da equipe.

 

Vídeos institucionais

 

Já falei em diversos textos que vídeos é uma forma de conteúdo que engaja demais. Por isso, produza vídeos institucionais para engajar também os seus colaboradores.

 

Vá além de colocar em um mural sua visão, missão e valores. Faça um vídeo apresentando o seu negócio, com imagens internas da empresa e com seus colaboradores trabalhando. Também peça para alguns colaboradores darem um depoimento sobre como é trabalhar na sua organização.

 

Fale das suas responsabilidade sociais e ambientais. causas que apoiam, investimentos, resultados e metas atingidas, tecnologias utilizadas e valorização do profissional. Tudo isso atrai profissionais e engaja ainda mais quem faz parte da sua equipe.

 

Relações Públicas

 

Por último, mas não menos importante, faça relações públicas. Esteja sempre em contato com a imprensa, acionistas, fornecedores e clientes para ouvir reclamações e sugestões de como a empresa pode contribuir no desenvolvimento da comunidade em que está inserida.

 

Escolha os canais certos para a realização desta tarefa e anote tudo o que lhe for passado. Estar em contato com todos, tendo boas relações, participando de eventos e desenvolvendo o mercado em que sua empresa faz parte é uma ótima estratégia de Endomarketing e irá melhorar a imagem da empresa perante seus funcionários e profissionais do mercado.