Inbound Recruitment e Outbound Recruitment – Qual a diferença?

Conheça a estratégia de Inbound Recruitment, que veio do marketing e visa atrair os talentos para sua empresa. Saiba também a diferença dessa estratégia e do Outbound Recruitment.

Antes de começar a ler esse artigo, dê uma olhada em nossos artigos anteriores sobre Marketing de Recrutamento, Employer Branding e Funil de Recrutamento. Assim, será possível entender melhor os conceitos de Inbound Recruitment e Outbound Recruitment.

 

Esses conceitos vieram do Marketing e Vendas e podem ser usados nos seus processos de recrutamento e seleção. A diferença é que no processo seletivo o perfil que você deseja atingir são os candidatos.

 

O sucesso de um negócio depende das pessoas que fazem parte dele, por isso é essencial atrair os talentos certos para as vagas. E mais, a partir do momento que o contratou, é necessário manter esse colaborador engajado com a empresa, engajado com os propósitos e valores da organização, além de proporcionar um ambiente agradável e que os motive a produzir sempre mais.

 

Então, para quem conhece o conceito de Inbound Marketing não terá problemas para aplicar essa técnica na sua gestão de pessoas. O conceito nada mais é do que o “Marketing de atração”, ou seja, produzir e oferecer conteúdo relevante para que os clientes te procurem.

 

Como no recrutamento os seus clientes são os candidatos, o Inbound Recruitment é oferecer conteúdo de qualidade, fazendo com que as pessoas sintam vontade de se candidatarem para alguma vaga na sua empresa.

 

Inbound Recruitment - Conteúdo de qualidade para atrair profissionais.

 

Se você leu nosso artigo sobre Funil de recrutamento, já sabe do que eu estou falando. Se não leu, pense comigo. Todos os processos de candidatura funcionam mais ou menos assim:

 

Atrair >>>>>>>>>>>>>>>>>> Pessoas talentosas

 

Converter >>>>>>>>>>>>>> Candidatura

 

Fechar >>>>>>>>>>>>>>>> Contratar ( depois de um processo seletivo com várias fases)

 

Engajar >>>>>>>>>>>>>>> Treinamentos, desenvolvimentos, clima e cultura

 

Primeiro de tudo, você precisa atrair os candidatos para sua página de carreiras, por exemplo. Como fazer isso? Através de posts em redes sociais que mostrem a cultura da empresa, o dia a dia, matérias na mídia e por aí vai.

 

Além de redes sociais, você pode atrair mais pessoas com e-mail marketing, mídias pagas, sites de vagas, etc.

 

Ao chegarem na página eles precisam se candidatar para alguma vaga. Utilize-se de vídeos e depoimentos de colaboradores para aumentar sua taxa de conversão.

 

Na hora do processo seletivo, faça perguntas que tenham a ver com a cultura da empresa para encontrar candidatos com fit cultural, faça dinâmicas com desafios que são enfrentados diariamente, entre outros.

 

Ao fechar a contratação, é preciso engajar o seu novo colaborador. Ofereça treinamentos onde ele possa aprender e desenvolver habilidades, um ambiente de trabalho descontraído, programas de liderança.

 

Resumindo: Inbound Recruitment é uma estratégia de recrutamento que tem a finalidade de atrair pessoas continuamente e fazê-las escolherem a sua empresa para trabalhar, aplicando-se em suas vagas. Tudo isso por meio de um conteúdo que gere interesse.

 

Ações de Inbound Recruitment

 

Inbound Recruitment

 

Antes de começar a produzir conteúdo para atrair talentos, defina quem é o seu candidato persona. Ele é o seu candidato ideal, então defina:

 

  • Competências e conhecimentos necessários
  • Perfil comportamental
  • Habilidades
  • Requisitos
  • Formação
  • Idade
  • Experiência
  • Contexto da vaga (desafios que a pessoa terá)

 

Depois redija o seu job description de forma clara e simples, se adequando a quem a vaga está sendo direcionada.

 

Com persona e job description definidos, chegou a hora de atrair os profissionais certos.

 

Deixe claro sua cultura

 

Em todo o tipo de comunicação que for fazer, sempre deixe claro sua cultura, missão, visão, valores, tudo em que acredita.  A partir disso, as pessoas vão começar a identificar-se com a sua empresa.

 

Como já mencionei, um bom tipo de conteúdo que mostra bem a cultura são vídeos, fotos, depoimentos. Apresente o seu time, a sua proposta de valor, o ambiente de trabalho, as oportunidades de crescimento.

 

Produza conteúdo atrativo

 

Vídeos são muito atrativos e possuem alto nível de engajamento. Já dei a dica de produzir vídeos falando sobre o dia a dia da empresa e depoimentos de funcionários podem atrair vários candidatos.

 

Outro bom conteúdo para vídeos é falar especialmente da vaga em aberto e explicar exatamente o que o candidato terá como desafio. Apresentar a equipe com quem vai trabalhar e como será seu dia a dia naquela área em específico.

 

Para finalizar, além de escrever o job description, pense em produzir um vídeo onde a própria equipe e o gestor convidam as pessoas a se candidatarem à vaga. Isso fará com que lhe dê mais vontade em fazer parte daquele time.

 

Outbound Recruitment

 

Nessa estratégia, o recrutador é quem vai atrás do candidato e o contata quando precisa preencher alguma vaga. Aqui, ele pula a parte de atração e vai direto para a aplicação, já o chamando para uma entrevista e oferecendo-lhe uma vaga.

 

Assim, o recrutador precisa ir em ferramentas de busca de perfil, como o Linkedin. Outros sites também são bem usados como Vagas.com, Infojobs, Trampos.com, Catho

 

Se for usar o Linkedin para recrutar, tenha um perfil ativo, com foto, título de cargo atual e preferências pessoais. Além disso, produzir conteúdo e compartilhar alguns do seu interesse também aumentam suas chances na hora de chamar alguém para uma entrevista.

 

Como é você que está indo atrás de candidatos é importante mostrar-se autoridade no assunto. É necessário vender a oportunidade para o profissional.

 

 

Mantenha sempre seu banco de talentos atualizado, anotando com quem teve contato, cargo, empresa atual, pretensão salarial, local onde mora. Com um software de recrutamento e seleção todas essas informações serão armazenadas mais facilmente, sem precisar usar várias planilhas.

 

Inbound Recruitment ou Outbound Recruitment?

 

A maioria das empresas usa ambos. Inbound e Outbound Recruiting são estratégias diferentes de recrutamento com diferentes abordagens e táticas, mas que tem o mesmo objetivo: contratar o profissional ideal para a vaga.

Inbound é uma estratégia que ajudará o seu recrutamento a ser mais eficiente no médio/longo prazo, além do que produzindo conteúdo sobre a sua área, você irá trazer mais expertise para a sua empresa.

Funciona bem para vagas recorrentes e com alto volume, para as quais existe um maior número de profissionais no mercado.

Outbound pode ser usado em vagas mais específicas, em que você quer buscar profissionais já conhecidos do mercado. É uma estratégia de curto prazo, pois você vai ao mercado buscar o que precisa. Mesmo assim, o processo pode ser até mais longo que o de Inbound, visto que você precisa despertar o interesse em alguém que não estava buscando.

Planilhas de recrutamento