21 dicas de como engajar e atrair candidatos no Linkedin

Conheça boas práticas de como recrutar no Linkedin e atraia mais talentos com a principal rede profissional do mundo.

Hoje iremos mostrar como você poderá realizar da melhor maneira possível a busca por candidatos e divulgação de vagas no linkedin. Antes de começarmos a colocar em ação as melhores práticas para que isso ocorra, devemos entender como o Linkedin funciona.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e ela é fundamental para empresas e profissionais da área de RH, pois traz consigo ótimas oportunidades para que as pessoas, organizações e marcas possam se comunicar como autoridades no mercado.

A maneira como o Linkedin funciona não se diferencia muito das redes sociais como Facebook e Instagram. Quando acessamos esses canais, constantemente vemos em nossa timeline ou em alguma busca, algum tipo de conteúdo de alguma pessoa na qual nós não seguimos, mas que por algum motivo acabam aparecendo para nós. Por que isso ocorre?

Por conta da relevância que aquele determinado perfil ou conteúdo tem para as pessoas. O segredo do Linkedin está no conteúdo, na qualidade e na relevância daquilo que você oferece para seus seguidores e conexões.

 

Conteúdo relevante é a chave.

 

E quem determina se o seu conteúdo é relevante? As pessoas! Por isso saiba o que você quer entregar e também para quem você vai entregar.

Um dos maiores erros é acreditar de que um grande número de seguidores ou conexões irá ajudá-lo  a melhorar o alcance de divulgação de seus processos seletivos.

 É claro que o número de pessoas é importante, porém de nada adianta se você não oferecer conteúdo de qualidade, pois não terá nenhuma interação.

Você conhece algum recrutador que tenha perfil no Linkedin com + 500 conexões, mas então você vai para as publicações dela e se depara com apenas poucas curtidas em algum post que ela realizou?

Alguma coisa nessa conta não está batendo. Como a pessoa possui um alto número de pessoas conectadas a ela, porém seus posts não possuem um número equivalente de curtidas? Isso se dá por alguns fatores…

O Linkedin possui um processo que é composto por quatro etapas para determinar a relevância ou não daquele determinado post. 

 

Algoritmos do Linkedin

 

1 - Quando você publica algo no Linkedin, ele primeiramente passa por um filtro interno (algoritmos) que irão determinar se seu conteúdo é Spam, baixa qualidade ou bom.

2 - O algoritmo irá analisar o engajamento inicial. As postagens que obtiverem uma boa avaliação, são consideradas boas.

3 - Caso seu post crie uma alta procura e viralize, o Linkedin fará outra verificação agora na conta das pessoas que estão curtindo e interagindo com seu post.

4 - Com boas interações seu post será acompanhando e visualizado em outras linhas do tempo por outros usuários por um período maior.

Além disso a plataforma utiliza de alguns outros recursos como: nível de seu perfil, frequência de suas publicações e interações, atividades de suas conexões, categoria profissional do tipo da postagem, entre outras.

Podemos citar aqui também algumas outras dicas de como escrever os textos diretamente no Linkedin, a maneira como você se pronuncia e também a variação entre textos e vídeos podem ser consideradas como pontos positivos.

 

Mas como eu coloco tudo isso em prática?

 

Vamos mostrar aqui algumas práticas para tornar seu perfil mais relevante para suas conexões e assim executar de maneira eficiente um recrutamento no Linkedin.

 

Linkedin

1 - Antes de você elaborar um conteúdo relevante faça uma análise de quem são as suas conexões e que tipo de conteúdo eles gostariam de receber. Se tratando especificamente no caso de como realizar recrutamento no Linkedin, saiba que não é apenas divulgando links das vagas que isso fará com que os candidatos mesmo desempregados acabem curtindo e interagindo com sua publicação.

2 -  Elabore um texto falando informações interessantes sobre a vaga, crie um layout para ser publicado com as informações da empresa. Já publicamos aqui um passo a passo de como utilizar o Canva para criar posts nas redes sociais.

3 - Transmita os desafios que a vaga oferece, além dos principais pontos importantes em relação aos benefícios que o candidato terá caso seja o escolhido pela sua empresa.

4 - Crie publicações relacionadas e conteúdos que suas conexões possam aplicar em seu dia a dia como dicas de informações sobre como se sair melhor em entrevistas.

5 - Ao criar uma nova conexão fale um pouco com o candidato sobre o que você faz e que tipo de conteúdo você entregará a ele.

6 - Faça interações diretas por mensagens com os candidatos.

7 - Fuja das mensagens padrões como por exemplo “Olá Sr. Marcelo, meu nome é Guilherme Conde e eu gostaria de saber se você está disponível para novas oportunidades”. Seja autêntico, inicie uma conversa tranquilamente. Como mencionado no item 5, mostre para essa pessoa que você tem algo e que possa ser do seu interesse.

8 - Nunca compartilhe SPAM.

9 - Abra suas publicações contando situações do seu dia a dia por meio de Storytelling. As pessoas querem saber sobre histórias reais.

10 - Comece seu texto sempre com uma frase importante ou chamativa para fazer com que suas conexões cliquem para saber sobre o que você está falando.

11 - Como recrutador você deve ser “autoridade no assunto”, por isso mantenha atenção para não passar informações erradas.

12 - Realize publicações nas quais suas conexões possam interagir dentro do post, como por exemplo, peça para que as pessoas contem algum case de alguma entrevista que eles participaram e gostaram da experiência.

13 - Tente realizar variações entre textos, imagens e vídeos.

14 - Evite postar imagens que todos estão cansados de ver. Como por exemplo: fotos do Google de pessoas de mãos dadas. Procure por banco de imagens pagos e gratuitos que contam com imagens diferentes das encontradas no cotidiano.  Algumas sugestões de banco são: Pexels, Pixabay e Visualhunt.

15 - As pessoas se identificam melhores com pessoas do que com marcas. Ter o trabalho de tentar engajar seguidores com a Company Page de sua empresa é uma tarefa muito difícil, o conteúdo também deve seguir critérios para que você consiga realizar os mesmos processos acima.

16 - Na Company Page realize interações com mensagens diferentes para cada candidato.

17 - Impulsione seu conteúdo com o Pulse. Esse recurso fará com que você trabalhe de maneira mais eficiente o seu marketing de conteúdo. Essa ferramenta é muita usada pelos influenciadores da plataforma.

18 - Incentive os colaboradores a interagirem com a Company Page de sua empresa

19 - Crie publicações nas quais as pessoas possam marcar outros usuários, como por exemplo, compartilhe um job description que, caso a pessoa não se interesse pelo perfil da vaga ou já esteja trabalhando, ela possa marcar um amigo.

20 - Crie um calendário de publicações.

21 - Acompanhe que tipo de publicações suas conexões estão interagindo, essa estratégia irá ajudar a você na hora de criar seus conteúdos.

Antes de finalizar, vou indicar para vocês pessoas que são consideradas Top Voices dos últimos anos no Linkedin. Eles são mestres na arte de engajamento: Matheus de Souza, Rodrigo Garçone e Laís Schulz.

Certamente com essas dicas você irá aumentar o seu nível de expertise nesse canal, como também fará com que você consiga realizar um recrutamento melhor, obtendo não só um número maior de candidatos em seus processos, mas que também  fazendo com que você aborde candidatos passivos com maior propriedade.