5 estratégias para melhorar o engajamento do colaborador

O engajamento do colaborador é fundamental para conseguir ter uma relação longa e saudável com ele. Conheça algumas ações que o engajarão, melhorando sua retenção de talentos.

Quem acompanha o nosso Blog já sabe que Employer Branding é fundamental para conseguir desenvolver sua imagem como marca empregadora e atrair mais candidatos. Mas como, depois de contratado, manter o engajamento do colaborador?

 

Para começar a pensar nas estratégias é fundamental saber que as relações humanas estão ainda mais valorizadas e isso é refletido no ambiente de trabalho.

 

Consequentemente, para um funcionário se sentir engajado:

 

  • Ele precisa sentir que seu trabalho foi significativo e que realmente fez a diferença.
  • Sentir-se valorizado e respeitado.
  • Sentir-se seguro com o seu trabalho e auto confiante.

 

Assim, fica claro que o colaborador quer sentir-se parte do negócio, sentir que precisam dele ali. Considerando tudo isso, veja que tudo se baseia no “sentir”.

 

Como nos sentimos confortáveis no nosso ambiente de trabalho, como nos sentimos em relação aos nossos colegas e como nos sentimos com o valor das nossas funções. Essas questões subjetivas tem bastante influência no engajamento do colaborador.

 

Então, considerando que o grande fator para melhorar o engajamento é o sentimento de permanecimento, pense nessas ações:

 

Estratégias para melhorar o engajamento do colaborador.

 

Engajamento do colaborador

 

 

  • Pesquisa de Clima Organizacional

 

 

Entenda que ao realizar a pesquisa, ela será só um trampolim para o engajamento. Faça perguntas onde os colaboradores poderão realmente expressar suas opiniões. Ao ter os resultados em mãos, faça uma reunião informal para discutir as ações a serem feitas.

 

Importante considerar que essas ações não sejam algo somente restrito a área de Recursos Humanos e, sim, parte da sua estratégia de negócio, pois o engajamento é uma parte fundamental na produtividade da equipe para alcançar os resultados desejados.

 

Assim, quanto mais a sua equipe for ouvida mais ela se sentirá parte do negócio, confiáveis e respeitáveis e, é claro, engajadas.

 

 

  • Foco na gestão e melhoria da cultura

 

 

As empresas que apresentam alto nível de engajamento fazem da sua cultura organizacional uma de suas prioridades. Isso porquê candidatos que possuem fit cultural com a empresa tendem a já começarem a trabalhar mais engajados.

 

Se ao fazer a pesquisa você perceber que não possui muitos colaboradores que tenham fit com o seu negócio, tente entender melhor quais sãos as preferências individuais de cada um. Se preferem trabalhar de forma independente ou em grupos, se preferem treinamentos onlines e individuais ou treinamentos em equipes.

 

Assim, você poderá criar projetos em que eles estarão mais propensos a se engajar.

 

 

  • Compartilhe ideias entre as equipes

 

 

Dê abertura para que seus colaboradores tenham a oportunidade de compartilhar ideias e sugestões. A troca de experiências entre colegas de equipe só tem a agregar. Cada um compartilha seus conhecimentos e absorvem o conhecimento do outro e, assim, todos saem ganhando.

 

Proporcionar isso para seu colaborador, vai fazê-lo conhecer novos processos, abrir sua cabeça e torná-lo mais produtivo. Toda essa troca, adivinha, o tornará mais engajado.

 

 

  • Dê feedbacks

 

Engajamento do colaborador

 

Feedbacks são importantes para os colaboradores saberem que você está prestando atenção no trabalho deles. Sendo um feedback positivo, ele ficará feliz e mais engajado. Sendo um negativo, ele se esforçará mais para melhorar o seu desempenho da próxima vez.

 

Facilite canais de comunicação dentro da empresa para que os funcionários também possam dar feedbacks, como fóruns de discussões ou grupos.

 

Outro ponto importante é que ao realizar uma pesquisa de clima organizacional ou uma pesquisa de satisfação anual e não dar nenhuma resposta a respeito, é uma ação muito frustrante para os colaboradores. Por isso, se não for elaborar uma ação, nem faça a pesquisa.

 

 

  • Treinamentos e programas de aprendizado.

 

 

Realize treinamentos onde todos possam se envolver e compartilhar novas técnicas e ideias. Treinamento são sempre importantes para que o colaborador consiga desenvolver-se mais no ambiente de trabalho, proporcionando a ele mais auto estima e confiança em si mesmo.

 

Envolva toda a equipe e a tire da zona de conforto, só assim poderão desenvolver habilidades que nem sabiam que tinham.

 

Outra ação interessante é separar a equipe em pequenos grupos de aprendizado, focando em tarefas específicas que possam ser resolvidas mais rapidamente ou fazer o uso de gamificação, que possui alto nível de engajamento.

 

Essas são algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar o engajamento do colaborador. Consequentemente, você terá uma melhor employee experience, melhorando seu Employer Branding e sua atração de talentos.

 

Junto com o Marketing de Recrutamento, é possível observar que todas as estratégias estão interligadas e que ao adotá-las você irá melhorar a sua imagem como marca empregadora.