Employer Branding na atração de talentos.

Saiba como trabalhar o Employer Branding na sua estratégia de atração de talentos e o porquê dele ser tão importante para atrair, reter e engajar cada vez mais os colaboradores.

Employer Branding é a reputação da sua empresa como marca empregadora. Neste artigo falei sobre todos os benefícios que essa prática pode trazer como engajamento dos colaboradores, maior integração entre as áreas, geração de mídia espontânea para a empresa, entre outros. Mas hoje vou dar atenção para um benefício muito importante: atração de talentos.

 

Atração e retenção de talentos é, sem dúvida, um dos grandes desafios dos profissionais de recrutamento. E o desenvolvimento e difusão do seu Employer Branding será um grande aliado no caminho para a atração de talentos.

 

O desenvolvimento de uma marca empregadora de sucesso chama atenção de bons profissionais que buscam oportunidades em empresas que tem fama de serem “bons lugares para se trabalhar.”.

 

Mas quais são os primeiros passos para desenvolver o Employer Branding e melhorar a atração de talentos?

 

Atração de talentos

Não adianta nada ter uma boa presença em redes sociais, com ótimos conteúdos e com uma visão clara da cultura organizacional da sua empresa se essa imagem não for realmente verdade.

 

O trabalho precisa começar de dentro pra fora, ou seja, é necessário primeiro engajar os seus colaboradores para depois começar a pensar em atrair os talentos.

 

Invista nos seus colaboradores e melhore a experiência de trabalho que eles têm dentro da organização. Forneça um ambiente confortável e feliz, dê voz para quem está com você, ouça críticas construtivas. Com essas ações a reputação da sua empresa como marca empregadora irá melhorar.

 

E o melhor: essa informação sairá da sua empresa e chegará nos ouvidos dos talentos do mercado. Seja por ações de marketing, pela boca dos seus funcionários, por premiações como “As melhores empresas para se trabalhar”, não importa, a informação chegará nos talentos.

 

Assim, pessoas qualificadas e mais adequadas ao perfil profissional da empresa ficarão interessadas em fazer parte da sua equipe. Com isso, sua equipe de talent acquisition poupará esforços na busca por profissionais engajados com a sua empresa, já que haverá uma procura espontânea.

 

Outro ganho que o Employer Branding irá trazer para o seu processo é que ele custará e durará menos, mas com resultados mais assertivos, pois os perfis dos candidatos para as vagas divulgadas estarão mais alinhados com o que sua empresa busca no mercado.

 

Para conseguir trabalhar bem o seu Employer Branding e realmente atrair mais talentos, é fundamental fazer, pelo menos, três coisas:

 

 

  • Definir seu Candidato Persona = Quem é o seu candidato ideal? Quais seus interesses? Quais seus medos? O que ele consome online? Quais são seus hobbies?
  • Definir seu Employer Value Proposition (EVP) = Qual a sua proposta de valor? Como é a sua cultura organizacional, seu ambiente de trabalho, as oportunidades de crescimento, benefícios e salário?
  • Divulgar sua Employer Brand - Através do Marketing de Recrutamento, divulgar tudo sobre a sua marca empregadora e atraia talentos.

 

 

Não esqueça, o boca a boca é muito forte. A percepção passada pelos seus funcionários, o que eles postam nas redes sociais, seus comportamentos em eventos, tudo isso influencia quem está vendo de fora.

 

É necessário que seus colaboradores e principalmente os gestores comprem a ideia e consigam passar tudo isso de forma clara para quem está de fora. Então nunca esqueça de investir e focar em seus colaboradores, pois a atração é só o primeiro passo. O difícil é conseguir diariamente reter esses talentos.

 

Fique de olho nos próximos artigos, pois ainda falaremos muito sobre Employer Brand, Employee Experience, funil de contratação e muito mais!