Marketing de Recrutamento: o porquê aplicar essas táticas agora.

O Marketing de Recrutamento é uma prática muito importante dentro da organização, pois tem como função divulgar o Employer Brand da empresa em diversos canais e desenvolver sua marca empregadora.

Quem acha que o trabalho do profissional de recrutamento e seleção é fácil, está muito enganado. Faz tempo que atrair os talentos ideais para a empresa virou uma tarefa árdua, pois está cada vez mais difícil achar profissionais adequados. Nesse cenário, o marketing de recrutamento começou a ganhar grande visibilidade.

 

Cada vez mais surgem aplicativos e plataformas diferentes para diversos setores e os profissionais de Talent Acquisition precisam estar inseridos nesses novos meios de comunicação.

 

Conheça mais sobre o marketing de recrutamento e como ele pode trazer melhor retorno sobres os investimentos.

 

O que é Marketing de Recrutamento?

 

Marketing de Recrutamento

O Marketing de Recrutamento é um conjunto de estratégias que buscam desenvolver, definir e divulgar a marca do empregador. São estratégias de recrutamento que se utilizam de diferentes canais e métodos, atraindo, engajando e nutrindo os talentos, com a finalidade de transformá-los em candidatos e, posteriormente, em contratações efetivas, igual o marketing tradicional faz ao converter leads em clientes.

 

Por isso, é essencial que  o Marketing de Recrutamento abrace a estratégia de Employer Branding para tornar a marca empregadora cada vez mais reconhecida, pois é seu trabalho difundir o Employer Brand da empresa em diferentes canais, como em redes sociais, páginas de carreira, blog, job description e em qualquer outro canal que a empresa possa ter contato com o candidato.

 

O principal objetivo é entregar a mensagem certa ao candidato certo, no momento adequado, de modo que ele veja a oferta de emprego. Essa abordagem se chama Inbound Recruitment, ou seja, ao invés de ir atrás dos candidatos somente quando uma vaga de emprego é aberta, o trabalho é feito para que os candidatos sempre estejam atentos as novidades sobre a empresa.

 

A importância do Marketing de Recrutamento

 

O foco na boa experiência do candidato é fundamental atualmente. Isso acontece porquê, com a invenção de diferentes mídias, existem muito mais opções de carreiras hoje do que antigamente.

 

Por causa disso, o Marketing de Recrutamento já melhora a experiência do candidato logo na fase de pré-candidatura. Para fazer os futuros candidatos candidatarem-se espontaneamente, a estratégia é oferecer conteúdo relevante sobre a marca empregadora e sobre sua área de atuação.

 

Antes de começar a fazer ações de Marketing de Recrutamento, responda essa Checklist para conseguir direcionar melhor suas as ações e depois marque com um X o que você já estiver realizado.

 

Na prática, como fazer o Marketing de Recrutamento?

 

Atente-se aos seguintes tópicos:

 

  • Crie anúncios de vaga atraentes e que mostrem claramente os valores da empresa
  • Faça bom uso do e-mail marketing para propagar conteúdos relevantes
  • Otimize as ferramentas de busca (SEO)
  • Otimize o social recruiting (recrutamento nas redes sociais)
  • Cuide da marca empregadora nas redes sociais
  • Páginas de carreiras
  • Employer Branding

 

Vamos ver um a um a importância de cada um:

 

Crie anúncios de vaga atraentes e que mostrem claramente os valores da empresa

 

Em outros artigos, dei dicas de como escrever os jobs descriptions perfeitos e de como chamar a atenção dos candidatos ideais.

 

Os anúncios precisam ser criativos e atraentes, focalizando bem nos requisitos para a vaga e nas competências necessárias. Quanto mais claro for, você terá como resultados:

 

  • O recrutador irá receber menos currículos com candidatos que não possuem os requisitos exigidos
  • Mais currículos com o perfil ideal serão recebidos
  • Menos tempo com  triagem
  • Contratações mais efetivas

 

Não se esqueça de deixar claro também os valores que regem a cultura organizacional da empresa, para atrair candidatos que tenham fit cultural e, que consequentemente, possuem mais chances de ter um bom relacionamento a longo prazo.

 

Faça bom uso do e-mail marketing para propagar conteúdos relevantes

 

Separe os conteúdos do seu blog e pense em quais serão mais atrativos para os seus futuros candidatos. Quais desses artigos farão eles se interessarem mais pela sua empresa e o farão querer se candidatar.

 

Pegue esses conteúdos, crie um fluxo de e-mail marketing e envie para a sua base de candidatos. Assim, você terá pessoas com mais interesse na sua empresa e receberá currículos de candidatos que realmente querem fazer parte da sua equipe.

 

Otimize as ferramentas de busca (SEO) + Otimize o social recruiting (recrutamento nas redes sociais) + Cuide da marca empregadora nas redes sociais

 

Marketing de Recrutamento

 

Decidi juntar esses tópicos por que eles estão interligados. Para fazer essas ações, é necessário ser presente na web e em diversas redes sociais.

 

No artigo sobre SEO, falei de como utilizar o anúncio das vagas para melhorar seus resultados nos mecanismos de buscas. Essas dicas servem tanto para buscadores quanto para o recrutamento nas redes sociais, afinal, ao procurar uma vaga no Linkedin, por exemplo, o candidato também procurará através de palavras chaves.

 

Ao cuidar da sua marca empregadora nas redes sociais, você também poderá melhorar o seu social recruiting, pois estará interagindo com os candidatos, fazendo-os ficarem mais propensos a se candidatarem-se.

 

Interagir com potenciais candidatos mantém o seu interesse na empresa e o motiva-os a candidatarem-se. Assim, além de receber currículos mais rapidamente, você também terá menos custos.

 

Além disso, ao interagir com o seu público, faz você dirigir suas campanhas com mais objetividade. Mas por que? Por que você irá conhecer melhor seu público, saber em quais redes sociais eles estão presentes, saber o que os movem, quais linguagens utilizar e quais mensagens são mais fáceis de atingi-los.

 

Com essas descobertas, você direciona-rá melhor seus conteúdos para as pessoas certas, atingindo quem realmente quer fazer parte da sua equipe, além de ter melhor presença nas redes sociais e aumentando ainda mais a sua audiência.

 

Páginas de carreiras

 

Uma página de carreiras é fundamental no seu Marketing de Recrutamento. Muitas empresas perdem candidatos em potencial simplesmente por não possuírem nenhuma página. Por isso, se a sua empresa não tem, se apresse em fazer.

 

A página de carreiras deve ser profissional, informativa e bem desenhada, ou seja, com um layout bonito, intuitivo e de fácil usabilidade. Além disso, precisa estar extremamente alinhado com o seu Employer Brand.

 

Ela deve engajar os candidatos, fazendo-os terem vontade de se candidatarem a alguma vaga.  Deve conter história da empresa e depoimentos de funcionários, mas cuidado, muitas empresas acabam fazendo um monólogo ao fazer essas descrições.

 

Monólogos não são cativantes, não engajam. Diálogos sim. Pense que você está conversando com alguma pessoa quando for criar o texto para contar a história da empresa.

 

Para saber um pouco mais sobre o que estou falando, acesse nosso artigo sobre Storytelling e conheça sua importância.

 

Para dialogar com os seus candidatos e melhorar sua comunicação com eles, faça uso de conteúdos como vídeos, infográficos, quizzes. Os chamados conteúdos interativos engajam muito mais, além de poderem ser compartilhados em outras redes, aumentando sua visibilidade.

 

Employer Branding

 

Marketing de Recrutamento

Temos inúmeros artigos que falam sobre Employer Branding no nosso Blog. As marcas sabem que para estarem no topo precisam disponibilizar produtos ou serviços desejáveis e serem reconhecidas por isso.

 

No campo do recrutamento e seleção, as empresas precisam ter o mesmos objetivos e enfatizarem a sua marca nas estratégias de Marketing de Recrutamento.

 

Para isso, a equipe de marketing de relacionamento precisa definir, desenvolver e posicionar bem o seu Employer Branding.

 

Como fazer isso? Em conjunto, toda a equipe precisa saber todas as competências necessárias que lhe permitem trabalhar a sua marca, a linguagem a ser utilizada, os conteúdos a serem produzidos, como serão feitas as campanhas, como será a geração e nutrição de leads, social media e muito mais.

 

Poderia passar dias falando de diversas estratégias de Marketing de Recrutamento, mas sempre vai depender de cada marca, serviço ou produto. Mas lembre-se que o marketing de recrutamento permite transmitir a todos a história da sua empresa, em diferentes canais e linguagens, podendo explorar vários conteúdos de forma diferente e engajando candidatos e colaboradores.

 

Se você interessou-se pelo Marketing de Recrutamento, fique atento aos nossos próximos conteúdos, pois falaremos sobre diversos assuntos desse meio, como inbound recruitment e funil de recrutamento.