Avaliação comportamental: conheça os principais testes.

Conheça os principais testes de avaliação comportamental para aplicar na hora do processo seletivo e escolher o candidato que tenha o perfil mais condizente com a vaga em questão.

No processo de recrutamento e seleção, muitas empresas optam por aplicar testes nos candidatos para avaliar o seu perfil comportamental e, assim, conseguir contratar alguém que se identifique com o clima organizacional da empresa. Existem inúmeros testes que fazem essa avaliação. O objetivo deste artigo é mostrar os principais testes de avaliação comportamental.

O ideal é testar os conhecimentos e habilidades técnicas do candidato e traçar um perfil psicológico para ele, a fim de cruzar as informações, realizando uma contratação certeira.

Testes para Avaliação Comportamental

Os testes  abordados neste artigo, serão:

 

 

  • Quati
  • Disc
  • MBTI
  • Quantum
  • Hogan
  • Label
  • PDA
  • Zulliger
  • Teste Palográfico
  • BPR
  • Inventário de Sintomas de Stress
  • ADT

 

 

QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica)

 

O teste QUATI é importante para entender as inclinações comportamentais do candidato. Na hora da entrevista, esse teste de avaliação comportamental ajuda o recrutador a identificar a personalidade do indivíduo e, assim, entender como será seu desempenho em determinada tarefa.

O QUATI é composto por seis situações hipotéticas, com cada uma delas contendo 15 pares de afirmações. O candidato deve escolher aquela em que ele acredita que se aproximar do seu comportamento real.

 

DISC

 

Outro teste comportamental famoso é o DISC. Ele avalia o comportamentos das pessoas em certos ambientes. Essa avaliação comportamental leva esse nome por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento:

Dominância - Influência - Estabilidade - Complacência

 

MBTI

 

O teste MBTI também serve para avaliar a personalidade do candidato, entre 16 tipos distintos. O resultado é dado ao analisar as respostas de um questionário.

As respostas variam nesta escala:

  • Concordo totalmente
  • Concordo em parte
  • Indiferente
  • Discordo em parte
  • Discordo totalmente

Os resultados consistem em uma combinação de 4 letras, dentre 8 possíveis, que definem uma classificação lógica de cada tipo de personalidade.

Para saber mais, fique atento aos nossos próximos artigos, onde falaremos mais profundamente sobre todos os testes. Se inscreva na nossa Lista Vip e receba em primeira mão os nossos novos artigos.

 

Quantum

 

O método Quantum tem como premissa “Gente certa no lugar certo”. Ele é uma ferramenta de avaliação de tendência comportamental, ou seja, identifica o potencial pessoal de algum indivíduo que, no caso, é o seu candidato.

Essa avaliação comportamental identifica energias, motivadores, obstáculos, dificuldades, desafios. Avalia todo seu potencial, como: potencial de felicidade e de acertos, seus erros, o momento pelo qual está passando, etc.

 

Hogan

 

Avaliação Comportamental

 

Inventário Hogan de Personalidade (HPI) mostra o lado brilhante da nossa personalidade, mostrando como nós nos relacionamos com os outros no nosso melhor momento.

Comprovado cientificamente, o teste identifica o “lado luz” da pessoa, ou seja, o que ela transmite e o que nós vemos quando esse indivíduo se encontra no seu melhor dia. O resultado é identificado através de sete escalas e focam em diversos traços da personalidade como: ambição, sensibilidade, sociabilidade, prudência, entre outros.

 

L.A.B.E.L

 

L.A.B.E.L é a sigla para “Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert.” Ele é um instrumento de avaliação psicológica que mede os traços de personalidade através de uma análise de auto descrição com adjetivos.

O teste possui sete escalas de controle que permitem verificar o valor das respostas e, consequentemente, verificar se as respostas foram dadas coerentemente ou se os questionários foram preenchidos rapidamente e sem concentração.

 

PDA

 

Avaliação comportamental que busca o autoconhecimento e desenvolvimento do candidato, possibilitando uma visão melhor das suas características e habilidades.

Esse teste traz benefícios tanto para a empresa quanto para o candidato, como conhecer o estilo de liderança e pontos fortes do seu candidato, no caso da empresa, e desenvolver-se melhor nas entrevistas de trabalho, no caso do candidato.

 

Zulliger

 

Deixa em evidência os principais medos e preconceitos do candidato. Aponta as emoções dos candidatos e como acontecem os relacionamentos.

Essa é uma boa ferramenta para, por exemplo, avaliar como seria o relacionamento do candidato ao trabalhar em equipe.

 

Teste Palográfico

 

Descreve a personalidade do candidato com base na grafia de dois traços paralelos. A partir dele, é possível avaliar a personalidade da pessoa com base em aspectos como pressão, inclinação, tamanho, distância entre as linhas, qualidade do traço, entre outros.

 

BPR

 

Bateria de provas de raciocínios ou BPR serve para ajudar a compreender qual é a capacidade que os candidatos possuem de raciocinar logicamente sobre as situações do ambiente organizacional.

Dependendo do resultado, o candidato pode ser indicado para determinadas funções focadas em resolução de problemas em geral.

Outro benefício é que serve como uma orientação vocacional, permitindo que o recrutador entenda se o profissional é indicado ou não para a vaga a qual se aplicou.

 

Inventário de Sintomas de Stress

 

Avaliação Comportamental

Funcionários estressados são menos produtivos e mais propensos a pegar alguma doença. Por essas razões esse teste se torna muito útil. Os resultados indicam a presença ou não de sintomas que indicam o estresse no indivíduo.

Sintomas como ansiedade e nervosismo afetam o desempenho do candidato em determinadas funções.

 

ADT

 

Inventário de Administração do tempo analisa a capacidade da pessoa de utilizar o seu próprio tempo no ambiente de trabalho.

O teste é feito através de 96 perguntas, divididas em 16 áreas, cujas respostas permitem identificar quanto tempo foi desperdiçado.

Como pôde ver, existem inúmeros testes de avaliação comportamental que podem ser aplicados. Para saber mais sobre cada um deles, acompanhe nossos próximos artigos, onde falaremos individualmente de cada teste aqui apresentado.