5 sites de carreiras de sucesso.

Um site de carreiras bonito e bem estruturado é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao candidato. Nesse artigo, veja 5 exemplos de sites de carreiras sensacionais para inspirar-se ao criar o seu.

Uma parte fundamental da estratégia de Employer Branding  de qualquer empresa, é ter um site de carreiras chamativo. Neste artigo aqui dei uma visão geral sobre o que é um site de carreiras, sua importância para o recrutamento e seleção, seus problemas atuais e o que não pode faltar no futuro.

Ok, mas e agora? Como tudo isso funciona na prática? É sempre muito importante ter em mente a experiência do candidato. Seu site de carreiras precisa entregar uma experiência única para quem acessá-lo.

À seguir, darei exemplos de sites de carreiras considerados ótimos e apontar o porquê eles levam essa fama para casa.

 

1 - Pinterest

 

https://careers.pinterest.com/

 

Site de carreiras

O Pinterest é um ótimo exemplo de um site de carreiras bonito, simples e com todas as informações necessárias.

De primeira, já mostram um vídeo com os fundadores da rede social falando um pouco sobre a empresa. Logo depois, mais vídeos de usuários da ferramenta contando sobre como usam o Pinterest no seu dia-a-dia e, abaixo, um botão “call to action” para os interessados buscarem as vagas em aberto.                                                           

Ainda nessa página, um pouco sobre a cultura organizacional da empresa, sobre o que ela acredita, sobre quais são seus valores.

O interessante é que, em cima, há abas que levam para diferentes páginas, como benefícios, vagas abertas, localizações das empresa e vida no Pinterest. Assim, o candidato fica livre para acessar o que mais lhe interessar.

Pontos fortes: Vídeos com frases chamativas sempre são importantes, além de depoimentos de gente feliz e os 4 principais valores da organização. Tudo isso gera mais identificação com o candidato.

 

2 - Eventbrite

 

eventbrite.com/jobs

 

Site de carreiras

Sabe aquela frase “menos é mais”? No caso de sites de carreiras, essa frase faz todo sentido. Com uma página mais simples ainda do que o Pinterest, o Eventbrite consegue comunicar de forma simples e fácil o que sua empresa tem a oferecer.

Na primeira página, somente um pouco sobre o que eles acreditam e, abaixo, os diversos lugares onde estão localizados e onde possui vagas abertas.

Nas abas acima, você escolhe onde quer ir. Pode escolher em ver a equipe, os investidores, sobre a história da empresa ou sobre artigos relacionados a ela.

Pontos fortes: O site de carreiras é simples e funcional. Mesmo com uma primeira página menor, dispõem bem das informações e o candidato que acessar irá conseguir achar facilmente o que mais o interessar.

 

3 - Spotify

 

spotify.com/us/jobs

 

Site de carreiras

O site de carreiras do Spotify é incrível. Começando com um vídeo que nunca para e com muita música. Logo de primeira, o candidato pode escolher qual área que deseja ou qual localização e, rapidamente, pode achar uma oportunidade.

Abaixo, “Qual sua paixão?” A página mostra as diversas áreas dentro da empresa e quantas oportunidades estão em aberto para cada uma.

Depois, uma foto e uma frase do próprio CEO do Spotify. É muito bom conhecer e saber o que pensa quem criou a empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, as principais vagas em aberto.

Pontos fortes: O grande destaque do site de carreiras do Spotify, além do belo design, se dá pela linguagem e pelo tom usado. Tudo está relacionado a música, vide a primeira frase “Junte-se a banda”. Eles conseguiram fazer um paralelo muito interessante com o serviços que disponibilizam.

 

4 - Zendesk

 

https://www.zendesk.com/jobs/

 

Site de carreiras

Mais uma vez, o site começa com um vídeo, o que é ótimo. Além disso, antes de apertar o play, o candidato tem um resumo sobre qual é o serviço do Zendesk.

Abaixo, as cidades onde o Zendesk tem vagas abertas. Foto da equipe e depoimentos de funcionários. Depois, um pouco sobre a cultura organizacional da empresa e mais fotos.

Então vem um pouco sobre benefícios em trabalhar na empresa, como saúde, bem estar, aprendizado e desenvolvimento. Para finalizar, alguns prêmios e reconhecimentos. Tudo isso em uma só página.

Pontos fortes: O Zendesk traz tudo de melhor. Um ótimo vídeo sobre como é trabalhar na empresa. Se o candidato gostou, já pode buscar a vaga que o interessa e onde ele quer trabalhar. Em uma só página, ele consegue mostrar tudo o que é necessário em um site de carreiras: informações, fotos, cultura e benefícios.

 

5 - Airbnb

 

https://www.airbnb.com.br/careers

 

Site de carreiras

Uma unanimidade quando se fala de site de carreiras. De primeira, com uma bela foto, já fica clara a proposta da empresa aos seus colaboradores: Crie um mundo que inspire a conexão humana”. Abaixo, eles evidenciam esse ideal ao descrever as características que procuram em um colaborador: dispostos a criar, aprender e brincar.

Na sequência, deixam claro seus valores, juntamente com fotos e com os benefícios oferecidos pela empresa. Para finalizar, um botão “call to action” para se aplicar para alguma oportunidade.

Pontos fortes: Todos. O Airbnb compartilha uma declaração de missão clara, os tipos de funcionários que buscam, falam um pouco de como é trabalhar lá, dos seus valores, dos benefícios, oportunidades em aberto e botão “call to action”. Praticamente usam o Storytelling, ou seja, contam uma história para inspirar os candidatos interessados e dissuadir os errados.

Deu para perceber os principais elementos que fazem um site de carreiras de sucesso? Imagens da empresa, vídeos de como é o ambiente de trabalho, depoimento de colaboradores, cultura organizacional clara, benefícios, oportunidades em aberto, linguagem condizente com o tom de voz da sua empresa. Tudo isso somado fará com que seu site de carreiras seja matador.