Página de carreiras: entenda sua importância para o recrutamento.

Entenda a importância da página de carreiras do seu site para o recrutamento e seleção de pessoas e atraia mais talentos.

A página de carreiras do seu site é a porta de entrada para que os candidatos encontrem as vagas disponíveis na sua empresa. O layout da página precisa estar bem estruturado, ser de fácil usabilidade e contar um pouco sobre a história da organização.

Ao construir sua página de carreiras é importante ter em mente a experiência do usuário. Ele tem que sentir vontade de trabalhar na sua empresa. Ao construir, pense em algo que provoque entusiasmo no candidato.

Já falei sobre fit cultural, mas é bom ressaltar que ao procurar empregos os candidatos estão dando prioridade para isso. Ou seja, eles querem saber mais sobre como é trabalhar em determinada empresa, como é o dia a dia,  os desafios a serem enfrentados e qual é o perfil de quem trabalha lá.

Por isso, adicione a sua página de carreiras depoimentos de funcionários. Peça para que falem o porquê escolheram trabalhar na empresa e o que fizeram continuar. O que os candidatos buscam é mais proximidade com a empresa e com o recrutador.

Para dar mais essa proximidade, opte por fazer esses depoimentos em vídeo, pois transmitirá mais emoção para os candidatos.

 

Problemas atuais das páginas de carreiras.

 

O grande problema das páginas de carreiras dos sites de hoje é que não transmitem essa proximidade para o candidato. Elas só colocam a descrição da oportunidade em aberto, mas se esquecem de contar a história da empresa e sobre como é fazer parte da equipe.

Tente dar mais informações para o candidato também no que se diz respeito a todo o processo seletivo da vaga. Descreva passo a passo todas as etapas, dando uma ideia para o candidato o quanto demora o processo e também de como serão as entrevistas.

Ao descrever as vagas, preste atenção no tamanho do texto. Os candidatos querem clareza, então evite fazer aquelas descrições muito grandes. Tudo o que for relevante para a vaga deve ser explicitada de forma concisa.

O processo de inscrição também precisa ser simples, sem que o candidato precise escrever várias informações desnecessárias.

Para resumir, os recrutadores precisam parar de ver a página de carreiras como mais uma “fonte de contratação” e centralizar as ações de marketing de recrutamento nesta página do site.

 

Página de carreiras do futuro

 

Página de carreiras

O processo de recrutamento e seleção mudou muito durante os últimos anos, com o avanço da tecnologia e com os smartphones e as mídias sociais revolucionando a maneira de como vemos a internet.

Recrutadores perceberam a importância de ter sua imagem como marca empregadora, mas apesar disso, as páginas de carreiras não evoluíram tanto.

Como o marketing de recrutamento está cada vez mais em alta, é importante saber que a página de carreiras é vital para a estratégia de aquisição de talentos.

Uma parte difícil de todo o processo de recrutamento e seleção é a triagem. Achar candidatos com as competências necessárias e, ainda mais, atrair esses candidatos é uma tarefa difícil para os recrutadores.

O primeiro desafio é conseguir a atenção do candidato. Ao conseguir, o próximo passo é despertar o seu interesse em fazer parte da equipe.

Para que isso aconteça e ele queira aplicar-se para alguma vaga, ele precisa ter uma boa experiência independente de qual plataforma ele estiver acessando a página de carreiras. Seja ela desktop, dispositivo móvel ou tablet.

Pense na página de carreiras como um e-commerce. Ela precisa vender a sua empresa. Precisa comunicar como é a sua marca, seus valores. Clique aqui para saber mais sobre a importância do Employer Branding.

Para melhorar a experiência do candidato, faça uma análise de dados e indicadores da página para ver o que está causando as poucas conversões de candidatos.

Três fatores são cruciais para ter uma página de carreiras de sucesso: valorização da marca empregadora, conteúdo persuasivo e envolvimento do candidato.

Para melhorar o envolvimento do candidato, muitas empresas já investem em uma plataforma para a página de carreiras.

 

O que não pode faltar em uma página de carreiras

 

Página de carreiras

Flexibilidade e Agilidade

 

Com um software para a página de carreiras, o recrutador terá mais flexibilidade para mudar o layout da página quando quiser, seguindo os objetivos de recrutamento.

Além disso, com um layout intuitivo e de fácil usabilidade, o candidato poderá visualizar a página, percorrendo fotos, vídeos e depoimentos sobre a empresa, com mais agilidade. Também conseguirá se inscrever para a vaga mais rapidamente, com poucos campos para preencher.

 

Otimização e Conversão

 

O objetivo de uma página de carreiras é conversão, ou seja, receber o maior número de candidatos. Com a plataforma, você terá disponível relatórios para medir o sucesso da sua página e, assim, fazer as alterações necessárias para otimizá-la.

 

Recrutamento Omnichannel

 

O conceito de Omnichannel é fazer a integração de várias plataformas, como por exemplo, uma loja física com a loja virtual.

Pensando nisso, o empregador precisa oferecer aos candidatos uma ótima experiência em todos os canais que o candidato estiver. Ou seja, precisa ter uma página de carreiras responsiva para dispositivos móveis, tablets e ainda oferecer uma ótima experiência para os candidatos nas redes sociais em que estiver presente.

 

Dados e análises

 

Dados e análises são fundamentais para entender como está a sua aquisição de talentos. O marketing de recrutamento precisa de dados para orientar seu entendimento sobre o comportamento dos usuários. A análise eficaz também fornece o ROI, que torna mais fácil justificar o investimento contínuo em um site de carreiras.

Além de te oferecer relatórios sobre o desempenho da sua página de carreiras e oferecer um layout mais chamativo, um software de recrutamento e seleção oferece outros benefícios para a área de atração de talentos.