Recrutamento interno e externo: pontos positivos e negativos.

Entenda as principais diferenças entre recrutamento interno e externo, vendo pontos positivos e negativos e decida qual o melhor para a sua empresa.

O Recrutamento e Seleção cresce cada vez mais dentro das empresas e alguns dos motivos para isso são temas que estão em alta no momento e que estão diretamente relacionados com os processos de R&S, como fit cultural e Employer Branding. Pensando nisso, hoje iremos abordar as principais características de dois tipos de recrutamento: o recrutamento interno e externo.

Recrutamento Interno

 

Recrutamento interno

Recrutamento interno é aproveitar os profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da sua empresa. Além de o recrutador já ter mais familiaridade com o profissional, usar a tática do recrutamento interno no começo do seu processo seletivo traz outros benefícios como melhorar a retenção e a motivação dos seus colaboradores.

Antes de abrir a vaga para o recrutamento interno, é necessário fazer uma pesquisa dentro da organização para checar se a empresa realmente tem alguém que cumpra todos os requisitos da oportunidade.

Pois se abrir a vaga sem saber se existe algum candidato em potencial, pode acabar tornando-se um episódio com várias frustrações, sendo assim, necessário abrir a vaga para o recrutamento externo.

Pontos positivos

Cultura - O recrutamento interno possui várias vantagens, uma vez que você está utilizando um candidato que já possui fit cultural com sua empresa e está totalmente integrado com seus valores e crenças.

Custos X Tempo - Essa vantagem do recrutamento interno faz com que você ganhe tempo operacional, já que sua equipe de recrutamento não precisou dispor do mesmo esforço no processo de seleção, pois já conhecem bem o colaborador.

Além de reduzir o  tempo do processo seletivo, os custos também vão ser reduzidos, pois não será necessário realizar treinamentos de integração para algum novo colaborador.

Motivação - Outro ponto importante do processo de recrutamento interno, é o fator motivação que está sendo aplicado ao colaborador por essa nova oportunidade. Já que ele está tendo a oportunidade de subir de cargo por causa do reconhecimento do seu trabalho, consequentemente, seu engajamento com a empresa também tende a subir.

Além disso, sua equipe poderá contar com um profissional que está em fase de desenvolvimento e ele se esforçará cada vez mais.

Ponto negativos

É claro que com essa nova oportunidade e aposta na qual está sendo feita com o candidato, seja criado uma expectativa quanto aos resultados nos quais ele possa vir a alcançar e superar.

É importante também ressaltar que o colaborar que assumiu essa nova posição, acabou por deixar vago a anterior, por isso substituí-lo a altura é imprescindível.

Dito isso, pontuo três fatores:

  • Gestor anterior perdeu um funcionário, está sentido com isso e precisa preencher a vaga urgente.

 

  • Por ser o mesmo funcionário, talvez falte inovação, novas ideias e criatividade.

 

  • Expectativa muito grande gerada no colaborador.

Sabemos que existem diversas subculturas que fazem parte dia dia a dia dos setores e equipes, com isso, determinadas movimentações podem causar impacto na maneira como o clima é sentido por esse novo colaborador que em alguns casos acaba por não conseguir se adaptar ao novo cargo que agora ele pertence.

Recrutamento externo

Esse tipo de recrutamento possui também diversos pontos positivos e negativos, pois os recrutadores acabam por levar um tempo maior para achar esse tipo de profissional, já que o mesmo necessita passar por avaliações entre diversas etapas para ser aprovado.

O recrutamento externo oferece para a área de atração de talentos mais opções de levantamento de perfis, com a possibilidade de escolher quem mais se encaixa no perfil da vaga, além de ter alguém com novas ideias dentro da organização.

Pontos positivos

Estratégias / inovação - O recrutamento externo traz consigo uma nova perspectiva para empresa pelo fato de estar agregando novas ideias ao negócio e a área, devido ao colaborador estar vindo do mercado ou muitas vezes de outros players do segmento da empresa.

Além disso, ele pode usar abordagens diferentes para a resolução de problemas, trazendo novas práticas para a equipe.

Motivação - Podemos também listar o fator motivacional por parte desse novo colaborador que sendo a escolha certa acabará por entregar um esforço maior para provar seu espaço.

Pontos negativos
  • Mais trabalhoso para a área de R&S, pois precisam selecionar candidatos, fazer a triagem, diversas entrevistas, entre outros fatores.

 

  • Desmotivação por parte de colaboradores que poderiam ocupar essa nova posição, podem afetar o clima da equipe.

 

  • Processos de recrutamento externo custam tempo, além de outros gastos operacionais que caso o candidato não seja a escolha adequada, possam acarretar determinados prejuízos.

Os dois tipos de recrutamento possuem vantagens e desvantagens e cabe ao recrutador definir qual o melhor para o momento da empresa.

Uma boa opção é fazer o recrutamento misto, tanto externo quanto interno, e procurar quem melhor se encaixa na posição.