Como escrever job description para a Geração Z.

Na hora de escrever um job description é preciso focar em quem você quer atingir e conhecer o perfil de quem está entrando no mercado agora é fundamental. Então descubra o que impacta os profissionais da chamada Geração Z.

Nos artigos anteriores, demos dicas de como escrever o job description perfeito, com algumas técnicas que, certamente, chamarão a atenção dos candidatos em potencial. No último texto, foi falado um pouco sobre a Geração Z e suas peculiaridades, que vão mudar o ambiente de trabalho. Agora, vamos juntar esses dois temas neste post, falando sobre como chamar a atenção do grupo dessa geração, fazendo um job description arrasador.

Primeiramente, vamos brevemente relembrar qual é o perfil desses profissionais. Eles nasceram na era da tecnologia, portanto, já nasceram inseridos no meio da velocidade da informação. Eles estão com informações na ponta do dedo a todo momento, tendo mais acesso a educação e a diversas oportunidades de trabalho.

Quem pertence a esse grupo, acredita que o salário não seja tudo e buscam oportunidades onde possam ser reconhecidos pelo seu trabalho e onde possuam chances de crescimento.

Por isso, o gestor responsável por esses jovens precisa ter em mente sempre a necessidade de realizar treinamentos, dar feedbacks sobre o trabalho e mantê-los engajados com a cultura organizacional da empresa.

Na hora de anunciar vagas de emprego, os profissionais de recrutamento e seleção precisam estar por dentro das plataformas digitais que esses jovens estão acostumados a usar.  Um exemplo disso é a realização de entrevistas por meio de vídeos, como o Skype.

Além de ser flexível quanto realizar entrevistas online, também precisam ser flexíveis quanto ao horário de trabalho, pois fazer home office ou trabalhar remotamente agrada quem faz parte dessa geração.

Escolhendo a abordagem certa, é possível os recrutadores conseguirem chamar a atenção desses novos profissionais, trazendo esses talentos para as grandes organizações e trocando experiências e conhecimentos com esses jovens.

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, é só clicar no link para ficar por dentro do perfil do profissional da Geração Z.

Depois de conhecer um pouco o mais do perfil dessa geração, chegou a hora de chamar a atenção deles.

Job Description para a Geração Z

 

Job Description

Sabe aquela famosa frase “menos é mais”? Pois é, podemos usá-la na hora de falar sobre como comunicar-se com a Geração Z quando for fazer um job description. Por mais que precise falar sobre a cultura da empresa, sobre as funções do dia-a-dia e sobre benefícios, tudo tem que ser falado de forma clara e objetiva.

Por isso mesmo, a primeira dica é:

1 - Títulos de emprego simples

 

Com o objetivo de se aproximar dos jovens da Geração Z, alguns recrutadores acabam escrevendo títulos diferentes para os anúncios de emprego, como “Desenvolvedor Web Ninja” ou “Guru do Design Gráfico”.

Eles fazem isso para parecerem “descolados” para os candidatos. Mas exatamente por essa Geração Z buscar clareza, esses títulos encabeçando o job description já não se torna atraente para esses jovens.

Isso já foi mencionado no artigo sobre o uso de SEO para vagas de emprego, mas vou repetir. A grande maioria das buscas de emprego feitas atualmente são online, então o título da vaga precisa ser igual ao que os candidatos vão pesquisar. Ou seja, os títulos precisam ser escritos de tal forma que sejam fáceis de encontrar.

Então, para atrair esses jovens profissionais, tendo um job description arrebatador, comece escrevendo um título claro, simples, otimizado para pesquisas online e disponível para compartilhar nas mídias sociais. 

2 -  Responsabilidade corporativa

 

Sua empresa possui responsabilidade corporativa? Ela é prol à sustentabilidade e a diversidade? Pois fique sabendo que essas são questões muito importante para as pessoas que fazem parte da Geração Z.

Essa geração dá muita importância para trabalhos voluntários e incluem essa prática nos currículos muito mais do que quem pertence a gerações passadas.

As responsabilidades e compromissos sociais e ambientais de uma empresa costumam ser um fator muito levado em consideração quando esses jovens estão em dúvida de onde trabalhar. Muitas vezes, o profissional acaba optando por não trabalhar em determinada organização somente por ela não possuir programas de responsabilidade social.

Por tudo isso, a dica é que os recrutadores não esqueçam de colocar de forma bem explicativa as responsabilidade corporativas da empresa na hora de escrever o job description, pois elas serão de grande valia para atrair os candidatos.

3 - Concentre-se nas habilidades dos candidatos

Job Description

Um erro comum dos recrutadores é focar no tempo de experiência no trabalho anterior. Mas lembre-se que essa geração está chegando agora no mercado, então é de se esperar que eles não possuam muita experiência em cargos anteriores.

Por esse motivo é essencial focar nas habilidades deles. Eles terão habilidades fortes e fracas e cabe aos gestores a dar a atenção que eles precisam para desenvolver ainda mais essas competências durante o trabalho.

4 - Foco no desenvolvimento profissional

 

Os profissionais da Geração Z possuem todo um caminho pela frente ainda. Querem viver várias experiências e conseguir se desenvolver profissionalmente cada vez mais. O papel das organizações é dar o apoio e suporte necessário para que o profissional se desenvolva, o que agrega tanto para ele quanto para a empresa.

E se eles estão focados no desenvolvimento pessoal e profissional, procurando um emprego que lhe tragam propósito e que tenham consciência social, tem que conter no job description o porquê a sua empresa é única e por que ele deve trabalhar lá.

Disserte sobre como o colaborador vai contribuir para a empresa e a importância do seu trabalho para o futuro da organização. Não esqueça também de dizer o que ele receberá em troca, como quais habilidades ele poderá desenvolver mais na empresa e que oportunidades profissionais a companhia pode oferecer para ele.

Algumas práticas que chamam a atenção desses jovens são descontos em cursos profissionalizantes, treinamentos dentro da própria empresa, parcerias com faculdades, ajuda de custos com aulas de inglês, entre outras coisas.

Se a sua empresa não possui nenhum programa de desenvolvimento profissional, procure inserir essas oportunidades dentro a organização. Com certeza, essas oportunidade vão incrementar muito o seu job description e, consequentemente, fará muitos talentos ficarem interessados em fazer parte da sua equipe.

Agora que você conhece o perfil e as características dos profissionais da Geração Z, é hora de botar a mão na massa e fazer um job description de sucesso.

Quer melhorar ainda mais a qualidade dos seus processos seletivos? Entre em contato conosco para saber todos os benefícios em ter um software de recrutamento e seleção.