Job description: tenha uma descrição de vaga excelente

Aprenda algumas técnicas para saber fazer o job description perfeito, atraindo mais talentos para a sua organização e ainda tenha um bom desempenhos nos mecanismos de busca.

Para começar a falar sobre job description é necessário fazer um link entre ele e outros determinados assuntos. Ter um job description eficiente faz com que, consequentemente, a vaga atraia mais candidatos ideais para aquele cargo. Ou seja, ajuda a empresa também nas práticas de atração de talentos.

Antes de começar a elaborar um job description é importante ter em mente que ele não é apenas a descrição de uma vaga, mas ela também reflete a cultura da organização. Ela precisa despertar aquele fit cultural com o candidato.

No artigo sobre como usar o SEO na descrição das vagas de emprego, demos dicas de tudo o que um job description precisa ter, como título da vaga, descrição da empresa, descrição do cargo, habilidades, diferenciais e por aí vai.

O objetivo deste texto é saber como mesclar as informações, de forma que a descrição da vaga fique atraente, chamando a atenção dos candidatos ideais, ao mesmo tempo que apresente bons resultados nas buscas.

O job description precisa ter o máximo de informações possíveis, porém, elas precisam ser claras e objetivas, conseguindo passar para o candidato exatamente qual é a cultura organizacional da empresa.

Não se esqueça que ao descrever uma vaga de emprego, você estará praticamente fazendo uma propaganda da sua empresa e você precisa despertar no candidato o desejo de fazer parte da sua equipe.

Veja algumas dicas de como escrever um job description atraente.

  • Conheça sua cultura organizacional e seus candidatos

Job description

A descrição da vaga é um anúncio que tem a finalidade de atrair os melhores candidatos. Então, é preciso saber exatamente como comunicar, ou seja, se será de um jeito mais descontraído, mais formal, neutro.

Saiba que benefícios será mais atraente para os candidatos. Para uma empresa de porte grande, cesta básica é maravilhosa. Mas talvez para os jovens de uma startup, cerveja de sexta-feira seja mais atraente.

Então, da mesma forma que é necessário conhecer a sua cultura, é necessário conhecer o seu candidato, que no momento, é seu público-alvo. Com certeza, você vai precisar comunicar-se diferentemente com um design, um advogado ou um programador, por exemplo.

  • Olhe os concorrentes

Para saber se seu job description está competitivo, olhe outras descrições de vaga parecidas com a sua que estão disponíveis no mercado, veja quais são as práticas dos seus concorrentes e se estão conseguindo atrair muitos talentos.

Agora vou dar exemplo de um job description  com informações que atraem talentos e outras que fazem a vaga aparecer nas primeiras posições nos buscadores.

Será que você consegue identificar quais são as características de cada uma?

Job Description excelente.

 

“Estamos em busca de um profissional de comunicação e marketing criativo e pró-ativo para fazer parte da nossa equipe. A pessoa certa para nós precisa amar criar conteúdo para as redes sociais e saber analisar métricas. É necessário gostar de trabalhar em equipe, com um ambiente de trabalho descontraído. Saber mexer em ferramentas como Photoshop é um diferencial, mas o importante é estar sempre aberto a novos aprendizados. Como somos uma empresa que vive comunicação, também gostaríamos de alguém que respire marketing e consiga criar projetos incríveis.”

Conseguiu perceber o que atrai um candidato e o que é requisito da vaga para aparecer nos primeiros lugares da busca?

Em primeiro lugar, o que mais faz as vagas aparecem em primeiro são o uso de palavras-chaves. Então, são exatamente elas que precisam ser colocadas durante a descrição da vaga.

Utilize palavras que os candidatos digitarão nos buscadores, como o cargo ou habilidades específicas.

Olhe novamente o exemplo e veja que as palavras em negrito são as que fazem as vagas apresentarem um bom desempenho nas buscas.

Estamos em busca de um profissional de comunicação e marketing criativo e pró-ativo para fazer parte da nossa equipe. A pessoa certa para nós precisa amar criar conteúdo para as redes sociais e saber analisar métricas. É necessário gostar de trabalhar em equipe, com um ambiente de trabalho descontraído. Saber mexer em ferramentas como Photoshop é um diferencial, mas o importante é estar sempre aberto a novos aprendizados. Como somos uma empresa que vive comunicação, também gostaríamos de alguém que respire marketing e consiga criar projetos incríveis."

Percebeu? Agora ficou mais fácil saber quais são as que despertam mais interesse no candidato. Dizem respeito ao perfil do candidato, do que ele gosta de fazer, de como será o seu ambiente de trabalho e o que a empresa pode oferecer a ele. Novamente, olhe as que estão em negrito:

“Estamos em busca de um profissional de comunicação e marketing criativo e pró-ativo para fazer parte da nossa equipe. A pessoa certa para nós precisa amar criar conteúdo para as redes sociais e saber analisar métricas. É necessário gostar de trabalhar em equipe, com um ambiente de trabalho descontraído. Saber mexer em ferramentas como Photoshop é um diferencial, mas o importante é estar sempre aberto a novos aprendizados. Como somos uma empresa que vive comunicação, também gostaríamos de alguém que respire marketing e consiga criar projetos incríveis."

Sempre que for fazer o job description, tente mesclar todas essas informações em um texto claro e chamativo.

Existem diversas formas de como escrever para determinados profissionais. Um grande desafio do recrutadores de hoje, é conseguir chamar a atenção da chamada Geração Z.

Mas existem técnicas específicas para isso. Quer saber mais? Então clique aqui para saber quando vai sair nosso próximo artigo, que falará exatamente sobre esse assunto.