Fit cultural: será que o seu colaborador se encaixa na sua cultura organizacional?

Saiba se você está fazendo contratações assertivas, descobrindo o fit cultural dos seus candidatos.

Para começar dando uma definição, fit cultural é o alinhamento do perfil do profissional com o perfil da empresa.

Há muitos artigos no blog sobre como achar o candidato ideal, sobre a importância de usar estratégias para atração e retenção, de como calcular a taxa de turnover e técnicas para desenvolver melhor a imagem da empresa usando estratégias de Employer Branding. Tudo isso está diretamente ligado ao fit cultural do candidato com a empresa.

Na hora da entrevista, fique atento se a visão, missão e valores da empresa estão em sintonia com os ideais e objetivos do candidato.

Como o fit cultural tem a ver com comportamentos e crenças, é importante, na hora da entrevista,  ficar atento às respostas do candidato, a sua postura e as características que o definem como pessoa.

Perguntas para saber se o candidato possui fit cultural com a empresa

Perguntas para saber se o candidato tem fit cultural com a empresa

Como mencionado, tente entender um pouco como é a vida desse profissional fora do ambiente corporativo.

Seus objetivos - Pergunte ao candidato quais são seus objetivos pessoais e profissionais, sobre como ele se vê no futuro e se possui metas de vida. Isso é importante para saber se a organização conseguirá suprir todos os seus futuros desejos.

Hobbies - Entenda o que ele gosta de fazer no tempo livre. Passar uma tarde no parque ou no shopping? Ler ou ouvir música? Qual o último livro que leu? Separe um tempo para criar e analisar essas perguntas fazendo um paralelo com a cultura organizacional da empresa.

Relações Humanas - É uma pessoa mais introvertida ou extrovertida? Faz amizades facilmente? Prefere ouvir ou falar? Como é sua relação com trabalho em equipe? Já fez trabalhos voluntários?

Estes tópicos vão revelar se o candidato possui objetivos concretos, se possui empatia, altruísmo e se trabalharia facilmente em equipe.

Outro fator importante é comunicar de forma clara a cultura da empresa descrevendo o ambiente de trabalho e os desafios. Isso despertará o interesse dos candidatos.

Perguntas para saber se o candidato tem fit cultural com a empresa

 

Verifique o histórico do candidato para saber como era o dia-a-dia na antiga corporação. Era produtivo? Pontual? Como era sua relação com a equipe?

Verifique também se as empresas anteriores possuíam cultura organizacional semelhante que a da empresa.

Diferença entre cultura do candidato e da empresa implicam em desconforto do futuro colaborador com a organização, com a equipe, e inevitavelmente, aumentando da taxa de turnover.