Atração e retenção de talentos: entenda sua importância.

Atração e retenção de talentos: práticas extremamente importantes e que afetam diretamente os seus processos organizacionais.

A área de gestão de pessoas dentro de uma organização tende a ser uma das mais desafiadoras, pois não é fácil lidar com um grande contingente de pessoas com perfis e comportamentos diferentes e fazê-las conviver juntas diariamente em um ambiente colaborativo. Tudo isso requer muita experiência e habilidade na hora da atração e retenção de talentos.

As duas atividades, tanto a de atração quanto a de retenção, não são tarefas fáceis e cada uma têm suas peculiaridades. 

A importância da atração de talentos.

Atualmente, os profissionais sabem exatamente as empresas ideais onde gostariam de trabalhar. Por isso, grandes empresas precisam repensar suas estratégias para conseguir chamar a atenção de profissionais acima da média.

O primeiro passo para chegar até o talento ideal é ter todo um processo de recrutamento e seleção muito bem estruturado. A descrição da vaga a ser publicada deve ser simples e objetiva. Coloque somente as atribuições e os requisitos realmente necessários, pois uma longa lista sobre as qualificações ideais pode acabar desencorajando algumas pessoas a se candidatarem.

Outra dica para melhorar a atração de talentos é ter um processo de inscrição simples. Assim, você pode encorajar eventuais profissionais que não estavam procurando nova colocação, os chamados candidatos passivos, a se candidatarem pela facilidade de cadastramento.

Não esqueça também de ter uma página de carreiras atrativa e responsiva para dispositivos móveis, pois a grande maioria utiliza desta facilidade nos dias  de hoje.

É bom lembrar que uma boa prática na hora da atração de talentos é tratá-los como se fossem clientes. Esteja pronto para responder todas as questões apresentadas pelo seus candidatos em potencial. Tenha uma comunicação clara e o acompanhe em todas as etapas do processo seletivo, e sempre procure demonstrar essa atenção especial.

Também é necessário ter um banco de talentos sempre bem atualizado e com o máximo de informação. Assim, além de você já saber muito sobre os candidatos, você pode otimizar seu tempo, sem precisar anunciar a vaga em diversos lugares ou analisar centenas de currículos. O candidato já vai estar ali, então é só entrar em contato e convidá-lo para participação do processo seletivo.

Ter a área de atração de talentos bem estruturada é muito importante, pois assim você consegue fazer contratações de qualidade, evitando a rotatividade da equipe com alta taxa de turnover, resultando em altos custos para a empresa.

Na hora do recrutamento e seleção sempre pensamos muito na atração. Ficamos muito preocupados em atrair o candidato certo, procurando fazer contratações assertivas. Tudo isso é muito importante. Mas de nada vale todos os esforços se esses novos colaboradores  não continuarem na empresa ao longo do tempo. Você só terá gastado recursos e esforços da equipe desnecessários, já que terá que fazer tudo de novo. 

Conheça agora a importância da retenção de talentos

 

  • Employer Branding

 

Já falamos muito sobre Employer Branding por aqui. Ela nada mais é do que uma estratégia de marketing que visa elevar o nome da empresa como marca empregadora e nesse quesito as corporações estão fazendo alto investimento atualmente.

O porquê disso é que ter seu nome consolidado como marca empregadora ajuda a reter os colaboradores, pois ficam felizes em trabalhar em uma empresa assim, consequentemente melhorar o engajamento deles que começam a ser promotores da sua marca e que, consequentemente, passa a atrair mais talentos interessados a ingressar no quadro da sua empresa. 

 

  • Clima de trabalho agradável

Ambiente de trabalho

Muito difícil trabalhar todos os dias com as mesmas pessoas em ambiente pesado. Isso é outro problema que a área de retenção de talentos pode resolver. Geralmente, profissionais talentosos e com bastante bagagem, costumam estar sempre abertos para trocar experiências e ideias, ajudando os mais novos e os que possuem mais dificuldade.

Tudo isso proporciona para todos um clima de trabalho agradável, que acaba influenciando de maneira positiva colaboradores e clientes. Com um bom relacionamento entre funcionários a produtividade da equipe cresce e a satisfação dos seus clientes continua ótima. 

 

  • Engajamento e produtividade dos colaboradores

 

Como acabei de dizer, a produtividade cresce quando o ambiente de trabalho é harmonioso. Por isso é tão importante a preocupação permanente com o clima organizacional. Quando os funcionários estão engajados e se identificam  com os valores da empresa, trabalham lado a lado com o mesmo objetivo, toda a qualidade do trabalho e produtividade vão aumentar.

Quando um membro da equipe vai embora, isso acaba abalando a todos, prejudicando todo o processo que foi estruturado. Mesmo ao entrar um novo colaborador, leva tempo até ele conhecer todos os processos da empresa, se alinhar com a equipe e fazer amizade com os novos colegas de equipe. Tudo isso acaba minando o engajamento de muitos funcionários.

O desafio da da área de gestão de pessoas é arrumar maneiras de não deixar esse engajamento cair. Sempre pense em ações que possam melhorar o ambiente de trabalho, como festas temáticas, eventos, brincadeiras e também proporcione através de metas, bonificações, participação nos lucros e por aí vai.

 

  • Minimiza os custos

 

Já falamos nesse artigo o quanto você perde fazendo uma contratação errada. Reter talentos também ajuda a diminuir esse problema chamado custo. Se o turnover de uma empresa é muito alto, tenha certeza que ela está tendo mais custos do que deveria.

Muita rotatividade na equipe implica gastos em novos processos seletivos, custos admissionais do novo colaborador, custos rescisórios do funcionário demitido  e maior custo com treinamentos de integração. É bem melhor e mais vantajoso investir em treinamentos no seu colaborador que já está lá, pois você estará melhorando seu desenvolvimento profissional e, claro, seu índice de engajamento.

 

  • Conhecimento

 

Perceba-se “talento” como uma pessoa que tem alto fit cultural com a organização, se identificando com os valores e que tem um desempenho de alta performance. Ou seja, talento é também um colaborador com muito conhecimento e expertise na área em que atua e com grande fator de agregação ao negócio da empresa.

Retenção de talentos significa ter um profissional em sua equipe altamente capacitado e que detém de forma eficiente todos os processos da sua organização. Então, quando ele é demitido ou pede demissão, estará levando com ele todos os seus conhecimentos sobre a sua empresa e seus processos organizacionais e, pior, muito provavelmente, estará levando para a concorrência.

É interessante perceber que atração e retenção de talentos andam juntas. É muito bom você aplicar técnicas e conseguir atrair diversos candidatos ideais, mas de nada adiantará se você não tiver um bom programa de retenção de talentos. Entre todas as vantagens mencionadas sobre a retenção, arrisco dizer que a maior delas é o clima organizacional harmonioso. Nada melhor do que acordar feliz por saber que você está indo trabalhar em um lugar onde o clima e as pessoas são ótimos, com grande espírito colaborativo, trocando experiências e conhecimentos.

Dica: O Plano de desenvolvimento pessoal do colaborador através de treinamentos é de extrema importância na atração e retenção de talentos. As pessoas valorizam a possibilidade de desenvolverem habilidades, conhecimentos e atitudes que o levem a melhorar seu desempenho no trabalho e também seu auto-conhecimento.