Saiba como usar o Marketing de Conteúdo na sua estratégia de Employer Branding.

Tenha a área de Marketing integrada com o seu time de RH, melhorando a imagem da empresa perante colaboradores e consumidores

No artigo anterior falamos sobre adotar estratégias de Employer Branding para sua empresa ser vista por consumidores e colaboradores como uma das melhores empresas para trabalhar. Uma dessas estratégias é o Marketing de Conteúdo.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

O Marketing de Conteúdo promove a expertise da marca sobre determinado assunto. Essa estratégia é usada para o Inbound Marketing, que também é conhecido como Marketing de Atração.

O Inbound Marketing consiste em promover assunto relevante sobre a área em que a sua empresa está inserida. Ou seja, escrever assunto de qualidade para atrair potenciais clientes.

Em cada momento de compra do cliente, você oferecerá conteúdos diferentes.

Veja a imagem a seguir:

Assim, você vai alimentando seu blog com conteúdos direcionados para cada fase do Funil de Vendas, até seus visitantes se tornarem oportunidades e, consequentemente, clientes.

Se cada equipe alimentar o blog ou outros canais da empresa com assuntos em que são especialistas, a autoridade da empresa vai aumentar e o reconhecimento do colaborador também, incentivando-o a escrever mais artigos e produzir outros materiais.

 

Vantagens do Marketing de Conteúdo

 

A primeira vantagem de usar o Marketing de Conteúdo é o seu baixo custo. Você não precisará gastar com campanhas patrocinadas e anúncios nos buscadores.

Basta produzir conteúdo relevante para o seu público alvo que ele chegará até você. Não esqueça de usar bastante palavras chaves para melhorar seu posicionamento nos buscadores.

Com essa estratégia você também conseguirá nutrir melhor os seus contatos, sabendo em qual fase do funil cada um está e terá resultados mais assertivos, pois abordará o cliente na fase certa.

 

Como usar o Marketing de Conteúdo na sua estratégia de Employer Branding

 

Pense que na sua estratégia de Employer Branding, o seu público alvo são os candidatos, seus futuros colaboradores.

Então, é necessário criar conteúdo relevante que faça ele sentir vontade de trabalhar na sua empresa. Use o Marketing de Conteúdo para a atração de talentos.

 

Linkedin atualizado

 

Essa é a principal rede social profissional, por isso deixe sua Company Page sempre atualizada. Coloque na página uma descrição geral do perfil do colaborador que tem fit cultural com sua empresa.

Exemplo: "pessoa pró ativa, que gosta de trabalhar em equipe e está sempre aberta a aprender e trocar experiências."

 

Vídeos de colaboradores

 

Vídeo de Colaboradores

Ótima estratégia para aumentar ainda mais o engajamento do seu colaborador. Vídeos que valorizam as capacidades do profissional, que acompanham seu dia a dia e que perguntam como ele chegou ali, só tem a agregar.

Além de melhorar a imagem da marca perante seus clientes, aumenta a vontade de toda a equipe de aparecerem em um vídeo no futuro, aumentando a produtividade de todo o time.

Exemplo: Grave como é a rotina dele dentro da empresa, qual seus anseios e seus objetivos para o futuro.

 

Redes Sociais

 

Redes Sociais

Postar sobre a rotina da empresa nas redes, usando fotos e vídeos, é uma ótima maneira de mostrar como é trabalhar lá.

Poste sobre eventos que participaram, sobre confraternizações dentro da empresa e relatos de funcionários.

Dica: A função "Stories" do Instagram é uma ótima ferramenta para o engajamento.

 

Página de carreiras

 

Ter a cultura organizacional da empresa toda explicada na página de carreiras acaba filtrando melhor os candidatos que realmente querem estar na empresa.

Exemplo: Fale da sua missão, visão e valores.

Então, use o Marketing de Conteúdo para se tornar uma marca empregadora, despertando interesse dos candidatos e continuar engajando quem já faz parte da sua equipe.

Para saber tudo sobre recrutamento e seleção, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma novidade.