5 vantagens em ter um software de recrutamento e seleção.

Conheça os benefícios que um software pode trazer para o processo de recrutamento e seleção da sua empresa, fazendo uma contratação assertiva.

O sucesso de uma empresa começa justamente com as pessoas que fazem parte da organização, ou seja, o engajamento dos colaboradores é fundamental e, por isso, é muito importante ter um processo de recrutamento e seleção efetivo.

É a partir do processo de recrutamento que é possível elencar os melhores profissionais para a sua empresa, com talentos que realmente combinem com a cultura da empresa e resulte em uma contratação assertiva.

A responsabilidade do time de RH é muito grande, pois requer conhecimentos e habilidades certas para não errar na escolha. A organização é essencial para que a empresa faça processos seletivos de forma padronizada com procedimentos de qualidade. Um software de R&S é de extrema ajuda para uma boa gestão de RH e no processo de contratação.

Saiba algumas vantagens de implementar um software de recrutamento e seleção na sua empresa para melhorar a captação e gestão de vagas e candidatos:

1 - Otimização do tempo

Otimização do tempo

Otimização do tempo de todo o processo seletivo é um dos principais benefícios que o software pode trazer para a equipe de RH de uma empresa. Com a base de dados unificada em um só sistema, fica mais fácil de organizar todo o processo de recebimento e análise de currículos, otimizando e reduzindo o tempo gasto com tarefas operacionais como receber e fazer toda a triagem dos CVs, além de também reduzir custos e aumentar a qualidade do processo.

2 - Organização de documentos

Tendo a gestão unificada em um só lugar permite que a empresa centralize a forma de anunciar as vagas e de receber os currículos, facilitando a administração da base de candidatos e, consequentemente, a organização de diversos documentos que, se estivessem armazenados em papéis, poderiam ser facilmente perdidos ou poderiam demorar de serem achados, causando problemas no departamento.

Com o software de recrutamento e seleção, todo o processo de gestão de pessoas fica muito mais prático, além de aumentar a produtividade da equipe. Tendo uma visão geral mais ampla, a necessidade de um retrabalho por causa de falhas no processo são excluídas.

Em segundo lugar, as atividades feitas por meio de registros manuais que, por muitas vezes, resultam na lentidão dos processos operacionais, através do software é possível conectar diversos processos, aumentando a produção da equipe sem a necessidade de contratar mais gente.

Por fim, tendo todos os documentos armazenados na ferramenta de R&S, faz com que diminua a consumação de papéis e de outros materiais de escritório, reduzindo em pelo menos 50%.

3 - Maior segurança dos dados

Como mencionado a pouco, além da diminuição do consumo de papéis e uma melhor organização de todo o processo seletivo, com as informações dos candidatos deixando de serem físicas e se tornando digitais, aumenta muito mais a segurança das mesmas, com os dados memorizados no software e sendo acessado só por pessoas autorizadas.

Além disso, os profissionais de RH devem armazenar informações por um longo período de tempo, como meses a anos, e o registro em papel pode se deteriorar com o tempo. Os registros online feitos no sistema de gestão de pessoas pode ser acessados sempre, preservando os dados dos colaboradores.

Outra vantagem de ter o software de recrutamento é a possibilidade de realizar melhores treinamentos para o desenvolvimento de seus colaboradores. Com todas as informações salvas na ferramenta e com sistemas integrados, é possível realizar levantamento das necessidades de cada indivíduo e monitorando os indicadores de performance, realizar treinamentos mais assertivos que vão de encontro com a necessidade de cada membro da sua empresa.

4 - Redução de custos

O software de recrutamento e seleção reduz muito os custos da empresa com processos seletivos. Além do que já foi citado, como arquivar, filtrar e localizar currículos, registrar o desempenho de cada candidato realizando uma contratação de qualidade e reduzindo as planilhas de papéis, todo profissional que trabalha na área de recrutamento e seleção de uma empresa sabe que todos processos realizados neste departamento podem ter custos altos.

Tanto processos de admissão como de desligamento geram custos e ter um software que o ajuda a fazer uma contratação mais assertivas, diminui os gastos com demissões e novos processos seletivos, uma vez que a chance de encontrar um profissional adequado com o perfil da vaga e da empresa é bem maior. Assim, diminui os custos do processo e a rotatividade de funcionários na empresa.

Além disso, a ferramenta também oferece testes online, vídeos entrevistas, questionários, o que também faz diminuir os custos para a empresa recrutadora.

5 - Encontrar talentos

Talentos Employer Branding

Com todos esses processos otimizados. fica mais fácil de buscar, identificar e focar em profissionais de qualidade e que realmente tenham potencial, concentrando todos os esforços da equipe para realizar melhores contratações.

Tudo o que uma empresa procura são os candidatos ideais para suas vagas, que realmente sejam talentos e que tenham comprometimento com a empresa. Com um software de recrutamento, a escolha de um profissional para ocupar determinadas funções fica muito mais fácil, tanto na etapa de seleção quanto para as promoções dentro da empresa.

Para isso, é essencial ter conhecimento de todas as competências e habilidades de seus candidatos e colaboradores e é exatamente isso que o sistema de gestão faz: identifica a performance de cada colaborador com muito mais facilidade, trazendo informações relevantes sobre cada um deles.

Todos os profissionais que trabalham na área de RH precisam entender que recursos humanos é investimento para que cada processo seletivo seja cada vez mais assertivo e, que com o passar do tempo, todos os custos com rotatividade de funcionário, materiais e contratações erradas vão diminuir ao máximo.

É responsabilidade dos recrutadores e das consultorias de RH trazer membros qualificados para a equipe e o software de recrutamento e seleção é de grande ajuda. Além de todas as vantagens aqui citadas, a imagem da companhia também melhora, pois ela terá uma imagem no mercado como empresa empregadora muito mais positiva, por sempre realizar as contratações dos talentos certos. Ou seja, a empresa terá uma Employer Branding bem gerenciada e marcada por boas contratações.

Quer saber mais qual é a importância de ter uma boa imagem de Employer Branding para sempre atrair mais pessoas interessadas em trabalhar na sua empresa?

Acompanhe nosso blog e saiba tudo o que está acontecendo no mundo de recrutamento e seleção.