Employer Branding: saiba da importância desse conceito.

Ter uma estratégia de Employer Branding é fundamental para atrair cada vez mais talentos para sua empresa.

Já falamos aqui na importância em ter um fluxo de gestão de recrutamento e seleção bem definido e um software é essencial para isso, trazendo inúmeras vantagens para a empresa recrutadora e uma dessas vantagens é melhorar o Employer Branding.

Employer Branding  são um conjunto de estratégias para construir e manter a imagem positiva da empresa, só que ao invés de direcionar essas estratégias para os consumidores finais, o foco são os colaboradores.

É possível direcionar o foco das estratégias para diversos caminhos. Como é a imagem que a sua organização pretende passar? Tem um ambiente de trabalho competitivo? Como é a qualidade de vida dentro da empresa? Ela é vista como uma boa empresa para construir uma carreira?

É responsabilidade da área de atração de talentos gerenciar o Employer Branding da empresa, atraindo colaboradores com habilidades e competências compatíveis com os requisitos da empresa.

Para começar o gerenciamento da imagem da empresa para os colaboradores, é importante pensar qual é o seu diferencial em relação a eles. Qual é a proposta de valor que só a sua organização vai oferecer para os funcionários?

Nos tópicos a seguir, saiba como usar essa estratégia a seu favor e que outros benefícios ela pode trazer para a empresa.

 

Integração das áreas

 

Engana-se quem acha que construir e gerenciar essa ação é trabalho apenas da equipe de RH; é um trabalho conjunto que envolve também os profissionais de Marketing, Comunicação Interna, Assessoria e outras áreas. É necessário alinhar da melhor forma possível todos os anseios, esforços e expectativas de diversas áreas.

Tenha em mente que Employer Branding é um projeto de longo prazo, com a empresa continuamente trabalhando para consolidar sua imagem de empresa empregadora.

 

Tenha defensores da sua empresa

 

Defensores da marca Employer Branding

Ter pessoas que trabalham em sua empresa e que ajudam a difundir todas as qualidades da organização é de extrema importância para a sua imagem. Além de passar uma boa impressão para os seus clientes, a construção de defensores da sua marca também aumenta a produtividade da equipe, pois ela estará mais satisfeita com o seu trabalho e terá orgulho de fazer parte da organização.

Outro fator que é afetado com a plena satisfação de seus colaboradores: seus concorrentes. Muito provavelmente, os empregados de empresas concorrentes vão perceber que sua empresa está se destacando como um dos melhores lugares para se trabalhar e, consequentemente, tentarão arrumar vagas na sua organização.

E o que esses defensores geram?

 

Mídia Espontânea

 

Se seus defensores não param de falar da qualidade da sua empresa, nada mais justo do que sua imagem com os consumidores ficar mais positiva, atraindo outros olhares.

Quando uma mídia estiver fazendo uma matéria sobre empresas que valorizam seus colaboradores, é o nome da sua organização que estará estampada na reportagem.

Ficou fácil de entender a importância do Employer Branding na estratégia de recrutamento e seleção da sua organização. Mas como implementar essas ações?

Para começar a fazer essa gestão da marca, é preciso uma série de iniciativas e que começa mapeando quais são os valores que sustentam seu negócio.

Para começar o planejamento de Employer Branding, defina:

  • Objetivos e KPI’s

Defina se essa ação vai ser para mudar toda a cultura da empresa ou se serão ações pontuais, como:

  • Retenção de colaboradores
  • Captação de novos talentos

Depois que o objetivo estiver bem definido, define alguns indicadores, orçamento, cronograma.

  • Engajamento da liderança

Se os líderes das equipes não estiverem engajados, pode ter certeza que ninguém mais estará. Explique todo o escopo de trabalho para eles e mostre como a participação deles em todo o processo de implementação é fundamental para o sucesso.

  • Experiência do colaborador

Quando falamos em Marketing de Experiência é normal pensar somente nos consumidores finais. Mas e seus colaboradores, eles não são consumidores em potencial da sua marca?

Foque na boa experiência de seu colaborador no dia a dia, mostre os resultados e o quanto a empresa está crescendo, dê mérito para as ações em que ele ajudou a implementar. O seu colaborador é o seu principal promotor da marca.

Ficou claro o quanto é importante o Employer Branding na cultura da empresa?

Quer saber mais sobre recrutamento e seleção? Assine nossa Newsletter e continue por dentro.